A ADESÃO AO USO DA PrEP (PROFILAXIA PRÉ-EXPOSIÇÃO) COMO MEDIDA DE PREVENÇÃO AO HIV

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36557/pbpc.v3i2.105

Palavras-chave:

Estratégias de intervenção, HIV, Prevenção ao HIV, Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP).

Resumo

A adesão à Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) é fundamental na prevenção do HIV, especialmente entre populações vulneráveis. A eficácia dessa intervenção depende da consistência e corretude da adesão ao tratamento, mas diversos desafios, como estigma e acesso aos medicamentos, podem dificultar sua implementação. Portanto, estratégias abrangentes são necessárias para promover a adesão à PrEP e maximizar seus benefícios na prevenção do HIV. Diante disso, surge o seguinte questionamento: Quais são os principais desafios enfrentados pelos usuários da PrEP em relação à adesão e como esses desafios podem ser superados para otimizar a eficácia dessa intervenção na prevenção do HIV? Para responder essa pergunta, o trabalho teve como objetivo realizar um estudo sobre a adesão ao uso da PrEP como medida de prevenção ao HIV, e a partir daí identificar e analisar as barreiras específicas à adesão à PrEP em diferentes populações e contextos de saúde, investigar os principais fatores que influenciam a adesão dos usuários à PrEP e avaliar a eficácia das estratégias de suporte à adesão à PrEP. O mesmo foi realizado por meio de revisão integrativa, que após aplicados os critérios de busca, de onde resultaram 7 publicações, categorizadas de A 1 a A7. A conclusão deste estudo destacou a importância de uma abordagem multifacetada para superar os desafios enfrentados pelos usuários da PrEP na prevenção do HIV. Ao identificar barreiras como estigma, falta de acesso e questões logísticas, o estudo ressalta a necessidade de estratégias integradas que abordem esses desafios de forma abrangente. A promoção de uma cultura de inclusão, o aprimoramento da infraestrutura de saúde, a educação adequada e o suporte contínuo são fundamentais para aumentar a adesão à PrEP e otimizar sua eficácia na prevenção do HIV.

Biografia do Autor

Emmanuele Fiedler, Pontifícia universidade católica de goiás

 

 

Referências

ALENCAR, R. B. Da evidência à ação - desafios do Sistema único de Saúde para ofertar a profilaxia pré-exposição sexual (PrEP) ao HIV às pessoas em maior vulnerabilidade. Cadernos de Saúde Pública, v. 34, p. 1-16 2018.

ANDRADE, D. de; et al.Adesão à Profilaxia Pré-Exposição ao HIV: como estamos no Brasil?. 2021. Rev Pre Infec e Saúde.

BENEDETTI, M. R. Barreiras e facilitadores do acesso de populações vulneráveis à PrEP no Brasil - Estudo ImPrEP Stakeholders. Cadernos de Saúde Pública, v. 38 , p. 1-12, 2022.

BRASIL. Portaria SCTIE/MS Nº 90, de 25 de agosto de 2022. 2022. Ministério da Saúde.

BRIGEIRO, A.; MONTEIRO, R.; SILVA JUNIOR, C. Saúde, aprimoramento e estilo de vida - o uso da profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP) entre homens gays, mulheres trans e travestis. Revista de Saúde Coletiva, v.33, p. 1-24, 2023.

COUTO, E. M., et al. Epidemia de HIV, tecnologias de prevenção e as novas gerações - tendências e oportunidades para a resposta à epidemia. Cadernos de Saúde Pública, v. 39, p. 1-12, 2023.

COUTO, E. M.; GRANGEIRO, A.; SANTOS, D. V. A Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) entre homens que fazem sexo com homens - comunicação, engajamento e redes sociais de pares. Ciência & Saúde Coletiva, v.27, p. 3923-3937, 2022.

COTA, A. A.; CRUZ, D. M.; PEREIRA, F. R. Sexualidade, sociabilidade, trabalho e prevenção do HIV entre populações vulneráveis na pandemia da Covid-19. Saúde Debate, v. 46, p. 62-74, 2022.

DIAS, P. R. Avaliação do uso da Profilaxia Pré-Exposição ao HIV - coorte retrospectiva. Revista Brasileira em Promoção da Saúde, v. 34, p. 1-10, 2021.

GUTEMBERG, A. PrEP: como é realizado o seguimento clínico do paciente? | Colunistas. 2021. Sanar Med.

LAKATOS, E.M.; MARCONI, M.A. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2010

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Mais de 52 mil jovens de 15 a 24 anos com HIV evoluíram para aids nos últimos dez anos. 2023. Ministério da Saúde.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Protocolo clínico e diretrizes terapêuticas para profilaxia pré-exposição (PrEP) de risco à infecção pelo HIV. Ministério da Saúde: Brasilia, 2022.

MSF. MÉDICOS SEM FRONTEIRAS. HIV/Aids. 2023. Médicos Sem Fronteiras.

OMS. ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Ferramenta da oms para implementação da profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV. 2018. Organização Mundial da Saúde.

RACHID, M.; SCHECHTER, M.. Manual de HIV/AIDS. 10 ed. Thieme Revinter: Rio de Janeiro, 2017.

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE GOIÁS. Boletim Epidemiológico HIV/AIDS. Secretaria de Estado da Saúde de Goias: Goiânia, 2020.

UNAIDS. PrEP 15+: Atualização do protocolo amplia possibilidade de acesso a este método de prevenção do HIV. 2022. UNAIDS.

Downloads

Publicado

2024-07-31

Edição

Seção

Ciências da Saúde