A ADESÃO AO USO DA PrEP (PROFILAXIA PRÉ-EXPOSIÇÃO) COMO MEDIDA DE PREVENÇÃO AO HIV
DOI:
https://doi.org/10.36557/pbpc.v3i2.105Palavras-chave:
Estratégias de intervenção, HIV, Prevenção ao HIV, Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP).Resumo
A adesão à Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) é fundamental na prevenção do HIV, especialmente entre populações vulneráveis. A eficácia dessa intervenção depende da consistência e corretude da adesão ao tratamento, mas diversos desafios, como estigma e acesso aos medicamentos, podem dificultar sua implementação. Portanto, estratégias abrangentes são necessárias para promover a adesão à PrEP e maximizar seus benefícios na prevenção do HIV. Diante disso, surge o seguinte questionamento: Quais são os principais desafios enfrentados pelos usuários da PrEP em relação à adesão e como esses desafios podem ser superados para otimizar a eficácia dessa intervenção na prevenção do HIV? Para responder essa pergunta, o trabalho teve como objetivo realizar um estudo sobre a adesão ao uso da PrEP como medida de prevenção ao HIV, e a partir daí identificar e analisar as barreiras específicas à adesão à PrEP em diferentes populações e contextos de saúde, investigar os principais fatores que influenciam a adesão dos usuários à PrEP e avaliar a eficácia das estratégias de suporte à adesão à PrEP. O mesmo foi realizado por meio de revisão integrativa, que após aplicados os critérios de busca, de onde resultaram 7 publicações, categorizadas de A 1 a A7. A conclusão deste estudo destacou a importância de uma abordagem multifacetada para superar os desafios enfrentados pelos usuários da PrEP na prevenção do HIV. Ao identificar barreiras como estigma, falta de acesso e questões logísticas, o estudo ressalta a necessidade de estratégias integradas que abordem esses desafios de forma abrangente. A promoção de uma cultura de inclusão, o aprimoramento da infraestrutura de saúde, a educação adequada e o suporte contínuo são fundamentais para aumentar a adesão à PrEP e otimizar sua eficácia na prevenção do HIV.
Referências
ALENCAR, R. B. Da evidência à ação - desafios do Sistema único de Saúde para ofertar a profilaxia pré-exposição sexual (PrEP) ao HIV às pessoas em maior vulnerabilidade. Cadernos de Saúde Pública, v. 34, p. 1-16 2018.
ANDRADE, D. de; et al.Adesão à Profilaxia Pré-Exposição ao HIV: como estamos no Brasil?. 2021. Rev Pre Infec e Saúde.
BENEDETTI, M. R. Barreiras e facilitadores do acesso de populações vulneráveis à PrEP no Brasil - Estudo ImPrEP Stakeholders. Cadernos de Saúde Pública, v. 38 , p. 1-12, 2022.
BRASIL. Portaria SCTIE/MS Nº 90, de 25 de agosto de 2022. 2022. Ministério da Saúde.
BRIGEIRO, A.; MONTEIRO, R.; SILVA JUNIOR, C. Saúde, aprimoramento e estilo de vida - o uso da profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP) entre homens gays, mulheres trans e travestis. Revista de Saúde Coletiva, v.33, p. 1-24, 2023.
COUTO, E. M., et al. Epidemia de HIV, tecnologias de prevenção e as novas gerações - tendências e oportunidades para a resposta à epidemia. Cadernos de Saúde Pública, v. 39, p. 1-12, 2023.
COUTO, E. M.; GRANGEIRO, A.; SANTOS, D. V. A Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) entre homens que fazem sexo com homens - comunicação, engajamento e redes sociais de pares. Ciência & Saúde Coletiva, v.27, p. 3923-3937, 2022.
COTA, A. A.; CRUZ, D. M.; PEREIRA, F. R. Sexualidade, sociabilidade, trabalho e prevenção do HIV entre populações vulneráveis na pandemia da Covid-19. Saúde Debate, v. 46, p. 62-74, 2022.
DIAS, P. R. Avaliação do uso da Profilaxia Pré-Exposição ao HIV - coorte retrospectiva. Revista Brasileira em Promoção da Saúde, v. 34, p. 1-10, 2021.
GUTEMBERG, A. PrEP: como é realizado o seguimento clínico do paciente? | Colunistas. 2021. Sanar Med.
LAKATOS, E.M.; MARCONI, M.A. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2010
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Mais de 52 mil jovens de 15 a 24 anos com HIV evoluíram para aids nos últimos dez anos. 2023. Ministério da Saúde.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Protocolo clínico e diretrizes terapêuticas para profilaxia pré-exposição (PrEP) de risco à infecção pelo HIV. Ministério da Saúde: Brasilia, 2022.
MSF. MÉDICOS SEM FRONTEIRAS. HIV/Aids. 2023. Médicos Sem Fronteiras.
OMS. ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Ferramenta da oms para implementação da profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV. 2018. Organização Mundial da Saúde.
RACHID, M.; SCHECHTER, M.. Manual de HIV/AIDS. 10 ed. Thieme Revinter: Rio de Janeiro, 2017.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE GOIÁS. Boletim Epidemiológico HIV/AIDS. Secretaria de Estado da Saúde de Goias: Goiânia, 2020.
UNAIDS. PrEP 15+: Atualização do protocolo amplia possibilidade de acesso a este método de prevenção do HIV. 2022. UNAIDS.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Grazielle Maria Coutinho Dias, Mariana Lobo Mendonça de Sousa, Emmanuele Fiedler, Edjane Maria da Silva, Thaís dos Santos de Souza, Ingrid Christyne Ferreira de Sousa, Gabrielle Nascimento de Melo, Sarah Nascimento de Melo, Sayonara Souza Nascimento Santos, Talita de Fátima Soares Cambuí, João Marcos Santos Oliveira, Adrielle Pereira Silva, Ingrid Marques Mendes, Thaise Santos de Oeiras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.