BLOQUEIOS ATRIOVENTRICULARES: ENTENDENDO AS DIFERENTES CONDUTAS: REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.36557/pbpc.v3i2.181Palavras-chave:
Bloqueio Atrioventricular, Condutas, Clínica.Resumo
Introdução: Os bloqueios atrioventriculares (BAVs) representam um grupo de distúrbios de condução elétrica do coração, caracterizados pela interrupção ou atraso na transmissão do impulso elétrico entre os átrios e os ventrículos.
Metodologia: A metodologia desta revisão integrativa foi estruturada para fornecer uma visão abrangente e crítica sobre as diferentes condutas no manejo dos bloqueios atrioventriculares, com base na literatura científica disponível.
Resultado: Os estudos indicam que o BAV de primeiro grau geralmente não necessita de intervenção imediata, sendo frequentemente monitorado clinicamente, especialmente em pacientes assintomáticos. A revisão destaca que em pacientes com BAV de primeiro grau, a progressão para formas mais graves de bloqueio é relativamente rara, mas pode ocorrer em pacientes com doenças cardíacas subjacentes, como cardiopatia isquêmica ou miocardiopatia dilatada.
Conclusão: A revisão integrativa do manejo dos BAVs pretende oferecer uma visão abrangente das diferentes condutas terapêuticas, com foco nos avanços recentes em tecnologias de marcapasso e nos desafios clínicos persistentes. Através da análise da literatura atual, esta revisão visa fornecer insights para clínicos e pesquisadores sobre as melhores práticas para o tratamento dos BAVs, considerando as particularidades de cada caso e as tendências emergentes na cardiologia.
Referências
ALVES, Lucas Antônio de Medeiros. Implantação de Marcapasso Cardíaco em Cães: revisão de literatura. Orientadora: Veridiane da Rosa Gomes. 2021. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária. Gama, 2021.
LIMA, Maria Carmen Cioglia Dias. Arritmias no Plantão de Urgência. In: JERICÓ, Márcia Marques; NETO, João Pedro de Andrade; KOGIKA, Márcia Mery (org.). Tratado de Medicina Interna de Cães e Gatos. 1 ed. Rio de Janeiro: ROCA: 2015. p. 196-213.
MITCHELL, Lorne Brent. Bloqueio Atrioventricular. Manual MSD: versão saúde para a família, 2023.
ROSA, Kaleizu. Vetmedin: revisão técnica (cardiologia). VetSmart Tecnologia, 2017.
SANTOS, Eduardo Rosa dos. Implante de Marcapasso Cardíaco para o Tratamento do Bloqueio Atrioventricular Completo em Cães. Orientador: Emerson Antônio Contesini. 2011. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Medicina Veterinária. Porto Alegre, 2011.
SANTOS, Guilherme Pinheiro (org.). Sistema Cardiovascular. Universidade Federal de Goiás: Laboratório de Anatomia Animal. [s.d.].
VIDAL, Ilvio. Bloqueios Atrioventriculares (BAVS). Portal Equalis: cursos de pós graduação em medicina veterinária, 2022.
WRUCK, Amanda Bloemer. Implantação de Marcapasso Endocárdico Unicameral em um Canino: relato de caso. Orientadora: Rosane Maria Guimarães da Silva. 2019. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Rurais: Medicina Veterinária. Curitibanos, 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Eliab Batista Barros, Icaro Rodrigues Mendes Pedrosa Pinto, Pedro Gabriel Araujo Pereira Itapary, Bruna Barbosa Fiuza Campelo, Lovily Duarte Toledo Paiva, Plínio Viana Leôncio, Alessandro Henrique de Sousa Oliveira Altino, Thiago Dutra Mendonça, Sâmia Moura Araújo, Felipe Martins de Carvalho, Raphael Augusto Gir de Carvalho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.