ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA: PERSPECTIVAS DE ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM
DOI:
https://doi.org/10.36557/pbpc.v3i2.184Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde;, Enfermagem;, Estudantes de Enfermagem;, Saúde da Família.Resumo
INTRODUÇÃO: O Sistema Único de Saúde (SUS) proporciona acesso universal e gratuito aos serviços de saúde para toda a população brasileira, contendo a Atenção Primária à Saúde (APS) como a primeira linha de contato entre o usuário e a assistência à saúde. A assistência de enfermagem na APS garante cuidados comunitários, incluindo consultas, gestão de equipes e educação em saúde. Durante a graduação de enfermagem os estudantes cumprem atividades teóricas e práticas que os prepara para as ações de prevenção, promoção, tratamento e reabilitação da saúde no contexto do SUS. Assim, o estágio supervisionado na APS promove aos acadêmicos uma vivência e formação profissional em saúde vinculada aos princípios e diretrizes SUS. OBJETIVOS: Descrever as perspectivas de acadêmicas de enfermagem durante um estágio supervisionado em unidades de saúde da família. MATERIAL E MÉTODOS: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, acerca da vivência de graduandas de enfermagem da Universidade de Pernambuco. A prática ocorreu de abril a julho de 2024 em Unidades de Saúde da Família do município do Recife, Pernambuco, Brasil. RESULTADOS: Durante o estágio na APS, observou-se o papel fundamental do enfermeiro no acolhimento, educação e promoção da saúde dos usúarios, identificando no atendimento à saúde da mulher e da criança que sua responsabilidades vão além das atribuições técnicas, fornecendo orientações e acolhimento emocional ao binômio mãe-bebê. Notou-se, ainda, a baixa adesão dos homens aos serviços de saúde, reforçando a necessidade de ações de autocuidado para esse público. Ademais, nos grupos de apoio a hipertensos e diabéticos, bem como em dias de acolhimento, percebeu-se a importância do papel educativo do enfermeiro na adesão ao tratamento e promoção do bem-estar. CONCLUSÕES: Diante disso, ressalta-se os impactos positivos gerados no processo formativo em enfermagem através do estágio na ESF, aprimorando e direcionando a prática profissional com um olhar crítico e voltado às necessidades da população, de forma a assistí-la com base nos princípios e diretrizes do SUS.
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