EDITORIAL DE RETRATAÇÃO – RETIRADA DE ARTIGO
Palavras-chave:
EditorialResumo
DO OCORRIDO
Prezados autores e leitores do PBPC, informamos que no dia 16 de janeiro, de 2025, recebemos por e-mail uma denúncia de plágio integral do artigo intitulado “ EFICÁCIA DO VALOR ENERGÉTICO DO FARELO DA LOBEIRA (SOLANUM LYCOCARPUM) OFERTADO A BOVINOS COM BASE EM MODELOS MATEMÁTICOS”, publicado neste jornal no dia 19 de novembro de 2024.
A senhora Sheila Santana de Mello, informou que o artigo publicado neste jornal, “ EFICÁCIA DO VALOR ENERGÉTICO DO FARELO DA LOBEIRA (SOLANUM LYCOCARPUM) OFERTADO A BOVINOS COM BASE EM MODELOS MATEMÁTICOS” seria um plágio integral do artigo que a mesma é coautora, intitulado “PREDIÇÃO DO VALOR ENERGÉTICO DO FARELO DE LOBEIRA ( Solanum lycocarpum ) POR MEIO DE MODELOS MATEMÁTICOS” publicado nos Anais do 1º Congresso Nacional de Medicina Veterinária On - line ( ICONAVET ).
A senhora Sheila Santana de Mello apresentou documentação robusta e de difícil contestação, mostrando fortíssimos indícios de plágio. Em contrapartida a representante dos autores do artigo acusado de plagio enviou apenas prints e alguns relatórios de softwares antiplágio que mostrariam que o arquivo enviado não continha plágio.
Após rápida averiguação, ficou constatado que de fato o artigo publicado neste jornal era idêntico ao artigo informado pela senhora Sheila Santana de Mello, publicado em data anterior. O artigo foi despublicado pelo jornal no dia 16 de janeiro e no dia 17 de janeiro, após o fim das apurações, o artigo foi rejeitado e excluído permanentemente do nosso banco de dados de artigos publicados, como comprova a IMAGEM 1 abaixo.
IAMGEM 1
Imagem referente as movimentações de metadados do artigo “ EFICÁCIA DO VALOR ENERGÉTICO DO FARELO DA LOBEIRA (SOLANUM LYCOCARPUM) OFERTADO A BOVINOS COM BASE EM MODELOS MATEMÁTICOS”
DA RETRATAÇÃO DO PBPC
Esta publicação, junto com todo seu corpo editorial, vem a público retratar-se de forma irrestrita com os autores Taylan Andrade Silva, Sheila Santana de Mello, Isabella Silva Borges, Anna Carolina De Castro Barbosa, Lays De Oliveira Silva, Natália Stéfane Maria Gonçalves Silva, Hérick Pachêco Rodrigues, Maria Laura de Deus Caixeta, Eduarda Cristina Da Fonseca Silva, Flavio Moreira de Almeida, autores legítimos do artigo intitulado “PREDIÇÃO DO VALOR ENERGÉTICO DO FARELO DE LOBEIRA ( Solanum lycocarpum ) POR MEIO DE MODELOS MATEMÁTICOS” publicado nos Anais do 1º Congresso Nacional de Medicina Veterinária On - line ( ICONAVET ), por suposto plágio integral de seu trabalho, que foi publicado neste jornal com o título de “ EFICÁCIA DO VALOR ENERGÉTICO DO FARELO DA LOBEIRA (SOLANUM LYCOCARPUM) OFERTADO A BOVINOS COM BASE EM MODELOS MATEMÁTICOS”.
É bastante claro e evidente que houve o suposto plagio e infelizmente pelas leis brasileiras não podemos nominar esta situação pelo que de fato ela é, um PLÁGIO INTEGRAL, sendo necessário termos como supostos, em tese, provável e etc.
Deixamos aqui nosso total e irrestrito apoio aos autores citados e oferecemos quaisquer documentos que possuímos e venham a ser necessários para que os mesmos, caso tenham interesse, possam procurar seus direitos, tanto na esfera Cível, como Criminal.
Finalizo enfatizando o compromisso deste jornal com a ciência e com a verdade, deixando espaço aberto para que, se quiserem, os autores citados possam também expressar sua visão sobre o ocorrido.
Downloads
Referências
Não há referências
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Jamille Lacerda

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.