A RELAÇÃO ENTRE HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS E DESENVOLVIMENTO COGNITIVO: UMA REVISÃO NEUROPSICOLÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36557/pbpc.v4i2.357

Palavras-chave:

Palavras-chave: Aprendizagem; Cognição; Inteligência emocional; Neuropsicologia.

Resumo

 

RESUMO

Este estudo investiga a relação entre habilidades socioemocionais e desenvolvimento

cognitivo, com base em evidências neuropsicológicas. O objetivo é analisar como

competências socioemocionais, como regulação emocional, empatia e autocontrole,

influenciam funções cognitivas essenciais, incluindo memória, atenção e funções

executivas. Para isso, utilizou-se uma revisão bibliográfica de caráter qualitativo e

exploratório, baseada na análise de artigos científicos publicados nos últimos dez anos,

selecionados em bases como Scielo, PubMed e Google Acadêmico. Foram incluídos

estudos que discutem a relação entre neuropsicologia, cognição e desenvolvimento

emocional. Os achados indicam que o desenvolvimento de habilidades socioemocionais

impacta significativamente o desempenho acadêmico e a aprendizagem, favorecendo

processos cognitivos essenciais para a adaptação e o sucesso pessoal. Além disso, estudos

apontam que a autorregulação emocional e a empatia exercem um papel crucial na

tomada de decisões e no controle de impulsos. A pesquisa evidencia a necessidade de

aprofundamento em intervenções neuropsicológicas que promovam tais habilidades,

destacando sua relevância para a educação e a saúde mental. Dessa forma, este estudo

contribui para a compreensão da interconexão entre cognição e emoção, oferecendo

subsídios para práticas pedagógicas e terapêuticas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-07-22

Como Citar

DA ROSA, Erica Letícia. A RELAÇÃO ENTRE HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS E DESENVOLVIMENTO COGNITIVO: UMA REVISÃO NEUROPSICOLÓGICA. Periódicos Brasil. Pesquisa Científica, Macapá, Brasil, v. 4, n. 2, p. 67–90, 2025. DOI: 10.36557/pbpc.v4i2.357. Disponível em: https://periodicosbrasil.emnuvens.com.br/revista/article/view/357. Acesso em: 26 set. 2025.