A RELAÇÃO ENTRE HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS E DESENVOLVIMENTO COGNITIVO: UMA REVISÃO NEUROPSICOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.36557/pbpc.v4i2.357Palavras-chave:
Palavras-chave: Aprendizagem; Cognição; Inteligência emocional; Neuropsicologia.Resumo
RESUMO
Este estudo investiga a relação entre habilidades socioemocionais e desenvolvimento
cognitivo, com base em evidências neuropsicológicas. O objetivo é analisar como
competências socioemocionais, como regulação emocional, empatia e autocontrole,
influenciam funções cognitivas essenciais, incluindo memória, atenção e funções
executivas. Para isso, utilizou-se uma revisão bibliográfica de caráter qualitativo e
exploratório, baseada na análise de artigos científicos publicados nos últimos dez anos,
selecionados em bases como Scielo, PubMed e Google Acadêmico. Foram incluídos
estudos que discutem a relação entre neuropsicologia, cognição e desenvolvimento
emocional. Os achados indicam que o desenvolvimento de habilidades socioemocionais
impacta significativamente o desempenho acadêmico e a aprendizagem, favorecendo
processos cognitivos essenciais para a adaptação e o sucesso pessoal. Além disso, estudos
apontam que a autorregulação emocional e a empatia exercem um papel crucial na
tomada de decisões e no controle de impulsos. A pesquisa evidencia a necessidade de
aprofundamento em intervenções neuropsicológicas que promovam tais habilidades,
destacando sua relevância para a educação e a saúde mental. Dessa forma, este estudo
contribui para a compreensão da interconexão entre cognição e emoção, oferecendo
subsídios para práticas pedagógicas e terapêuticas.
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