A REIVINDICAÇÃO NATURALISTA DE BRIAN LEITER: FUNDAMENTOS E IMPLICAÇÕES

Autores

  • Luís Correia Sá Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.36557/pbpc.v4i2.372

Resumo

O presente artigo analisa a reivindicação naturalista de Brian Leiter, concebida como proposta de reformulação metodológica da filosofia do direito mediante a sua integração com as ciências empíricas (Sozialwissenschaften). Examina-se – nesse quadro – o duplo fundamento da sua proposta: por um lado, a (re)interpretação do Realismo Jurídico Americano enquanto Programm protocientífico voltado para a explicação causal das decisões judiciais; por outro, a crítica à jurisprudência de poltrona, acusada de estagnação epistemológica. Discute-se de que modo a naturalistische Konzeption da objetividade, formulada por Leiter e aplicada à adjudicação, conduz a uma tese de Indeterminiertheit des Rechts em casos difíceis, legitimando uma abordagem causal-explicativa.

O artigo aborda, ainda, as principais críticas a este projeto, centradas na possível subestimação da Begriffsanalyse e da dimensão normativa do direito, bem como a Erwiderung metodológica do autor. Conclui-se que, não obstante as tensões conceptuais suscitadas, a reivindicação naturalista de Leiter impulsiona um debate necessário sobre os fundamentos epistémicos da jurisprudência e a sua relação com a investigação empírica.

Palavras-chave: Brian Leiter, Naturalismo Jurídico, Filosofia do Direito, Realismo Jurídico, Objetividade, Teoria da Adjudicação, Metodologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-07-22

Como Citar

SÁ, Luís Correia. A REIVINDICAÇÃO NATURALISTA DE BRIAN LEITER: FUNDAMENTOS E IMPLICAÇÕES. Periódicos Brasil. Pesquisa Científica, Macapá, Brasil, v. 4, n. 2, p. 91–113, 2025. DOI: 10.36557/pbpc.v4i2.372. Disponível em: https://periodicosbrasil.emnuvens.com.br/revista/article/view/372. Acesso em: 26 set. 2025.