UTILIZANDO METAHEURÍSTICAS PARA RESOLVER O QUEBRA-CABEÇA SUDOKU

Autores

  • Simone Silva Frutuoso de Souza UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.36557/pbpc.v4i2.384

Palavras-chave:

Metaheurística, Sudoku, Otimização, Simulated Annealing, Busca Tabu

Resumo

O quebra-cabeça Sudoku é considerado um problema NP-completo, e por este fato desperta a atenção de pesquisadores. É um jogo muito popular, jogado por milhões de pessoas, apesar de ser difícil de resolver dependendo das condições inicias do quebra-cabeça. Neste artigo apresentam-se duas metodologias para resolver o quebra-cabeça Sudoku, isto é, as Metaheurísticas Simulated Annealing e Busca Tabu. Os algoritmos foram desenvolvidos na linguagem C++. Para evidenciar a eficácia destas metodologias foram realizados vários testes e foi possível comprovar que com as metodologias podem ser encontradas as soluções ótimas de diferentes níveis de dificuldade e dimensão do quebra-cabeça.

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Publicado

2025-08-18

Como Citar

SILVA FRUTUOSO DE SOUZA, Simone. UTILIZANDO METAHEURÍSTICAS PARA RESOLVER O QUEBRA-CABEÇA SUDOKU . Periódicos Brasil. Pesquisa Científica, Macapá, Brasil, v. 4, n. 2, p. 251–268, 2025. DOI: 10.36557/pbpc.v4i2.384. Disponível em: https://periodicosbrasil.emnuvens.com.br/revista/article/view/384. Acesso em: 26 set. 2025.

Edição

Seção

Ciências Exatas e Engenharia