O IMPACTO DA QUÍMICA VERDE NA AGENDA 2030: UMA ANÁLISE TEMÁTICA SOB A PERSPECTIVA CTS DENTRO DA SALA DE AULA

Autores

  • Flavio LEITE RODRIGUES UFRN

DOI:

https://doi.org/10.36557/pbpc.v4i2.392

Palavras-chave:

Química Verde, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Ciência-Tecnologia-Sociedade, Educação Científica, Análise de Tópicos

Resumo

Este artigo investiga a relação entre o ensino de Química Verde, os Objetivos de
Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade
(CTS). A pesquisa foi conduzida por meio de uma análise bibliométrica e temática de 442
artigos indexados na base Scopus (string: "green chemistry" + teach", agosto/2025). Após
pré-processamento textual e aplicação do modelo de Latent Dirichlet Allocation (LDA),
foram identificados cinco tópicos centrais: (i) consciência ambiental e práticas
pedagógicas, (ii) currículos e cursos de sustentabilidade, (iii) ensino superior e
interdisciplinaridade, (iv) experimentos laboratoriais sustentáveis e (v) produção de
materiais educacionais. Os resultados demonstram que o ensino de Química Verde tem
sido construído em torno de três eixos principais: formação crítica e cidadã, inovação
pedagógica e curricular, e práticas laboratoriais sustentáveis. A análise também revelou
nuances de gênero na autoria dos trabalhos, evidenciando diferentes sensibilidades e
enfoques no campo. Conclui-se que integrar a Química Verde à perspectiva CTS contribui
para uma educação científica crítica, inclusiva e alinhada aos desafios da Agenda 2030,
promovendo práticas educativas que conectam ciência, tecnologia e sociedade em prol da
sustentabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAZZO, W. A. Introdução aos estudos CTS (ciência, tecnologia e sociedade). [S. l.]:

Organizção dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura, 2003.

BLEI, D. M.; NG, A. Y.; JORDAN, M. I. Latent dirichlet allocation. J. Mach. Learn.

Res., [s. l.], v. 3, n. null, p. 993–1022, 2003.

CHEN, X. et al. An analysis of Chinese chemistry curriculum standards based on

OECD Education 2030 Curriculum Content Mapping. Disciplinary and

Interdisciplinary Science Education Research, [s. l.], v. 6, n. 1, p. 2, 2024.

KRASNODĘBSKI, M. An unlikely bifurcation: history of sustainable (but not Green)

chemistry. Foundations of Chemistry, [s. l.], v. 25, n. 3, p. 463–484, 2023.

KUMAR, A. et al. Integrating green nanotechnology with sustainable development

goals: a pathway to sustainable innovation. Discover Sustainability, [s. l.], v. 5, n. 1, p.

, 2024.

KURUL, F.; DORUK, B.; TOPKAYA, S. N. Principles of green chemistry: building a

sustainable future. Discover Chemistry, [s. l.], v. 2, n. 1, p. 68, 2025.

LEE, J.; MARROCCHI, A. Advances in green chemistry and engineering. Scientific

Reports, [s. l.], v. 14, n. 1, p. 3133, 2024.

MARTINS, A. L. J. et al. A Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento

Sustentável (ODS) como estratégia para equidade em saúde e territórios sustentáveis e

saudáveis. Saúde em Debate, [s. l.], v. 48, p. e8828, 2024.

MILADINOVIĆ, S. M. Green analytical chemistry: integrating sustainability into

undergraduate education. Analytical and Bioanalytical Chemistry, [s. l.], v. 417, n. 4,

p. 665–673, 2025.

O’NEILL, I.; GUI, M. M. Changing focus: making sustainability a major theme in

existing university modules. Discover Sustainability, [s. l.], v. 5, n. 1, p. 226, 2024.

ROBERTS, M. E. et al. Structural Topic Models for Open-Ended Survey Responses.

American Journal of Political Science, [s. l.], v. 58, n. 4, p. 1064–1082, 2014.

RODRÍGUEZ, A. S. M.; PINO, J. C. D. Abordagem ciência, tecnologia e sociedade

(CTS): perspectivas teóricas sobre educação científica e desenvolvimento na América

Latina. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, [s. l.], v. 6, n. 2, 2017.

Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2490. Acesso

em: 27 ago. 2025.

SANTOS, D. CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: O MOVIMENTO CTS NA

EDUCACÃO CIENTÍFICA. Educere - Revista da Educação da UNIPAR, [s. l.], v.

, p. 1259–1286, 2023.

WANG, M. et al. Investigation of Pre-service Teachers’ Conceptions of the Nature of

Science Based on the LDA Model. Science & Education, [s. l.], v. 32, n. 3, p. 589–615,

WELLMAN, N. et al. Publishing Multimethod Research in AMJ: A Review and BestPractice Recommendations. Academy of Management Journal, [s. l.], v. 66, n. 4, p.

–1015, 2023.

WESTON, S. J. et al. Selecting the Number and Labels of Topics in Topic Modeling: A

Tutorial. Advances in Methods and Practices in Psychological Science, [s. l.], v. 6, n.

, p. 25152459231160105, 2023.

Downloads

Publicado

2025-09-01

Como Citar

LEITE RODRIGUES, Flavio. O IMPACTO DA QUÍMICA VERDE NA AGENDA 2030: UMA ANÁLISE TEMÁTICA SOB A PERSPECTIVA CTS DENTRO DA SALA DE AULA. Periódicos Brasil. Pesquisa Científica, Macapá, Brasil, v. 4, n. 2, p. 343–352, 2025. DOI: 10.36557/pbpc.v4i2.392. Disponível em: https://periodicosbrasil.emnuvens.com.br/revista/article/view/392. Acesso em: 26 set. 2025.

Edição

Seção

Química e Ciências Farmacológicas