O IMPACTO DA QUÍMICA VERDE NA AGENDA 2030: UMA ANÁLISE TEMÁTICA SOB A PERSPECTIVA CTS DENTRO DA SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.36557/pbpc.v4i2.392Palavras-chave:
Química Verde, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Ciência-Tecnologia-Sociedade, Educação Científica, Análise de TópicosResumo
Este artigo investiga a relação entre o ensino de Química Verde, os Objetivos de
Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade
(CTS). A pesquisa foi conduzida por meio de uma análise bibliométrica e temática de 442
artigos indexados na base Scopus (string: "green chemistry" + teach", agosto/2025). Após
pré-processamento textual e aplicação do modelo de Latent Dirichlet Allocation (LDA),
foram identificados cinco tópicos centrais: (i) consciência ambiental e práticas
pedagógicas, (ii) currículos e cursos de sustentabilidade, (iii) ensino superior e
interdisciplinaridade, (iv) experimentos laboratoriais sustentáveis e (v) produção de
materiais educacionais. Os resultados demonstram que o ensino de Química Verde tem
sido construído em torno de três eixos principais: formação crítica e cidadã, inovação
pedagógica e curricular, e práticas laboratoriais sustentáveis. A análise também revelou
nuances de gênero na autoria dos trabalhos, evidenciando diferentes sensibilidades e
enfoques no campo. Conclui-se que integrar a Química Verde à perspectiva CTS contribui
para uma educação científica crítica, inclusiva e alinhada aos desafios da Agenda 2030,
promovendo práticas educativas que conectam ciência, tecnologia e sociedade em prol da
sustentabilidade.
Downloads
Referências
BAZZO, W. A. Introdução aos estudos CTS (ciência, tecnologia e sociedade). [S. l.]:
Organizção dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura, 2003.
BLEI, D. M.; NG, A. Y.; JORDAN, M. I. Latent dirichlet allocation. J. Mach. Learn.
Res., [s. l.], v. 3, n. null, p. 993–1022, 2003.
CHEN, X. et al. An analysis of Chinese chemistry curriculum standards based on
OECD Education 2030 Curriculum Content Mapping. Disciplinary and
Interdisciplinary Science Education Research, [s. l.], v. 6, n. 1, p. 2, 2024.
KRASNODĘBSKI, M. An unlikely bifurcation: history of sustainable (but not Green)
chemistry. Foundations of Chemistry, [s. l.], v. 25, n. 3, p. 463–484, 2023.
KUMAR, A. et al. Integrating green nanotechnology with sustainable development
goals: a pathway to sustainable innovation. Discover Sustainability, [s. l.], v. 5, n. 1, p.
, 2024.
KURUL, F.; DORUK, B.; TOPKAYA, S. N. Principles of green chemistry: building a
sustainable future. Discover Chemistry, [s. l.], v. 2, n. 1, p. 68, 2025.
LEE, J.; MARROCCHI, A. Advances in green chemistry and engineering. Scientific
Reports, [s. l.], v. 14, n. 1, p. 3133, 2024.
MARTINS, A. L. J. et al. A Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento
Sustentável (ODS) como estratégia para equidade em saúde e territórios sustentáveis e
saudáveis. Saúde em Debate, [s. l.], v. 48, p. e8828, 2024.
MILADINOVIĆ, S. M. Green analytical chemistry: integrating sustainability into
undergraduate education. Analytical and Bioanalytical Chemistry, [s. l.], v. 417, n. 4,
p. 665–673, 2025.
O’NEILL, I.; GUI, M. M. Changing focus: making sustainability a major theme in
existing university modules. Discover Sustainability, [s. l.], v. 5, n. 1, p. 226, 2024.
ROBERTS, M. E. et al. Structural Topic Models for Open-Ended Survey Responses.
American Journal of Political Science, [s. l.], v. 58, n. 4, p. 1064–1082, 2014.
RODRÍGUEZ, A. S. M.; PINO, J. C. D. Abordagem ciência, tecnologia e sociedade
(CTS): perspectivas teóricas sobre educação científica e desenvolvimento na América
Latina. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, [s. l.], v. 6, n. 2, 2017.
Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2490. Acesso
em: 27 ago. 2025.
SANTOS, D. CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: O MOVIMENTO CTS NA
EDUCACÃO CIENTÍFICA. Educere - Revista da Educação da UNIPAR, [s. l.], v.
, p. 1259–1286, 2023.
WANG, M. et al. Investigation of Pre-service Teachers’ Conceptions of the Nature of
Science Based on the LDA Model. Science & Education, [s. l.], v. 32, n. 3, p. 589–615,
WELLMAN, N. et al. Publishing Multimethod Research in AMJ: A Review and BestPractice Recommendations. Academy of Management Journal, [s. l.], v. 66, n. 4, p.
–1015, 2023.
WESTON, S. J. et al. Selecting the Number and Labels of Topics in Topic Modeling: A
Tutorial. Advances in Methods and Practices in Psychological Science, [s. l.], v. 6, n.
, p. 25152459231160105, 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Flavio LEITE RODRIGUES

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.