A RELAÇÃO ENTRE HPV E CÂNCER DE COLO DE ÚTERO

Autores

  • Victor Hugo Júlio da Rosa USCS - Universidade de São Caetano do Sul, Campus Itapetininga
  • Maria Eduarda Bezerra do Nascimento Centro Universitário Fametro
  • Welleson Feitosa Gazel Universidade Nove de Julho
  • Lohanna Gama Nunes UNIFAMAZ - Centro Universitário Metropolitano da Amazônia
  • Francisco Érbio Dias Instituto Federal do Piauí - IFPI
  • Natália Almeida Rodrigues UPE - Universidade de Pernambuco
  • Pedro Augusto Rodrigues Vinhas UAM - Universidade Anhembi Morumbi
  • Lívia Maria Damacena Pereira Vieira Centro Universitário Maurício de Nassau de Juazeiro do Norte
  • Kemillyn de Carvalho Rodrigues Centro Universitário do Norte
  • Alyne Maria Lima Freire Faculdade Anhanguera São Luís Maranhão
  • Bruna Stéfanny Mota de Oliveira Centro Universitário Euro-Americano
  • Priscila Silva Aguiar Centro universitário do norte ( uninorte)
  • Maria Eduarda Salmem Rodrigues Faculdade de Minas BH (FAMINAS BH)

DOI:

https://doi.org/10.36557/pbpc.v3i2.50

Resumo

O câncer cervical é uma doença que afeta milhares de mulheres em todo o mundo, é a terceira neoplasia mais comum em mulheres nos países em desenvolvimento e a sétima neoplasia mais comum em todo o mundo. A principal causa do câncer cervical é o vírus HPV. É uma neoplasia que causa milhares de mortes todos os anos, mas é uma doença que pode ser evitada se for prevista e detectada precocemente. O presente trabalho consiste em discutir a relação entre os vírus HPV e o câncer do colo do útero a partir de referências específicas da área, focando em aspectos relacionados à prevenção e à importância do rastreamento para diagnóstico precoce como forma de redução da doença em todo o mundo. Dentre as medidas para prevenir a propagação do HPV, as vacinas são as mais populares e, como forma de diagnóstico precoce, prestam-se à prevenção em gestantes.

Referências

ALBERTS, B. et al. Biologia molecular da célula. 6. ed. – Porto Alegre : Artmed, 2017.

CAIXETA, M. C. S. S. B. Epidemiologia dos tipos de HPV em exames de genotipagem, citologias cervicais e biópsias penianas: análise de banco de dados de um laboratório clínico do Distrito Federal. 2012. 126f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) – Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade de Brasília, Brasília, 2012.

CASARIN, M. R.; PICCOLI, J. C. E. Educação em Saúde para Prevenção do Câncer de Colo do Útero em Mulheres do Município de Santo Ângelo/RS. Ciência & Saúde Coletiva, v. 1, n. 9, p.3925-3932, 2011.

DIÓGENES, M. A. R.; VARELA, Z. M. V.; BARROSO, G. T. Papillomavirus humano: repercussão na saúde da mulher no contexto familiar. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 27, n.2, p. 266-273, 2006.

INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA. Diretrizes brasileiras para o rastreamento do câncer do colo do útero. Coordenação de Prevenção e Vigilância. Divisão de Detecção Precoce e Apoio à Organização de Rede. 2. ed. Rio de Janeiro: INCA, 2016.

INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA. Estimativa 2018: incidência de câncer no Brasil. Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Coordenação de Prevenção e Vigilância. Rio de Janeiro: INCA, 2017.

INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA. HPV e câncer: Perguntas mais frequentes. INCA: Rio de Janeiro. Disponível em: . Acesso em: 12 jun. 2018.

NUNES, C. B. L.; ARRUDA, K. M.; PEREIRA, T. N. Apresentação da eficácia da vacina HPV distribuída pelo SUS a partir de 2014 com base nos estudos Future I, Future II, e Villa et al. Acta Biomedica Brasiliensia, v. 6, n. 1,p.1-9, 2015.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Câncer mata 8,8 milhões de pessoas anualmente no mundo. OMS: Brasília. Disponível em: . Acesso em: 12 jun. 2018.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Folha informativa: Câncer. OMS: Brasília. Disponível em: . Acesso em: 12 jun. 2018.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Folha informativa: HPV e câncer do colo do útero.

Disponível em:

<https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5634:folha-informativahpv-e-cancer-do-colo-do-utero&Itemid=839>. Acesso em: 12 jun. 2018.

PICCONI, M. A.; TEYSSIÉ, A. Papilomavirus humanos. In: CARBALLAL, G.; OUBIÑA, J. R. Virologia médica. 4 ed. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Corpus Libros Médicos y Científicos, 2014.

PINHO, A. A.; FRANÇA-JUNIOR, I. Prevenção do câncer de colo do útero: um modelo teórico para analisar o acesso e a utilização do teste de Papanicolaou. Revista brasileira de saúde materno infantil, v. 3, n. 1, p.95-112, 2003.

SANCHES, E. B. Prevenção do HPV: a utilização da vacina nos serviços de saúde. Revista Saúde e Pesquisa, v. 3, n. 2, p. 255-261, 2010.

Downloads

Publicado

2024-07-20

Edição

Seção

Ciências da Saúde