ATENDIMENTO MULTIDISCIPLINAR EM UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE: ABORDAGENS INTEGRADAS PARA MELHORAR A ASSISTÊNCIA AO PACIENTE
DOI:
https://doi.org/10.36557/pbpc.v3i1.7Palavras-chave:
Atendimento, Multidisciplinar, Equipe, Saúde.Resumo
A abordagem multidisciplinar no contexto da saúde tem ganhado crescente reconhecimento e relevância como uma estratégia eficaz para promover a melhoria da assistência ao paciente e otimizar os resultados de saúde. Dentro deste contexto, as unidades básicas de saúde emergem como um cenário privilegiado para a implementação e desenvolvimento de modelos de atendimento integrado e colaborativo. Nesse sentido, a integração de diferentes disciplinas e profissionais de saúde nas unidades básicas representa não apenas uma abordagem inovadora, mas também uma resposta necessária aos desafios cada vez mais complexos enfrentados pelo sistema de saúde. Esta introdução visa explorar a importância e os benefícios do atendimento multidisciplinar nas unidades básicas de saúde, destacando seu potencial para melhorar a qualidade do cuidado, promover a prevenção e educação em saúde, e fortalecer a relação entre profissionais de saúde e pacientes. Ao examinar o papel crucial desempenhado por essa abordagem colaborativa, busca-se fornecer uma visão abrangente e atualizada sobre uma das tendências mais significativas no campo da saúde pública e assistência médica.
Downloads
Referências
MORETTO, Marcelo Juliano et al. Tratamento multidisciplinar na reabilitação de pacientes portadores de fissura de lábio e/ou palato. Journal of Multidisciplinary Dentistry, v. 10, n. 1, p. 3-8, 2020. Disponível: https://www.jmdentistry.com/jmd/article/view/23
VARGAS, Fabiana Ramos et al. Assistência Multidisciplinar ao pré-natal na atenção primária com acadêmicos de enfermagem, odontologia e medicina: relato de experiência. Revista Pró-UniverSUS, v. 14, n. Especial, p. 64-70, 2023. Disponível: http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RPU/article/view/4130
DE SOUZA, Maria Eduarda Nascimento et al. PACIENTES COM DOENÇAS CRÔNICAS: CONSTRUINDO UM INSTRUMENTO DE ATENDIMENTO MULTIDISCIPLINAR. Revista Remecs-Revista Multidisciplinar de Estudos Científicos em Saúde, p. 124-124, 2020. Disponível: https://www.revistaremecs.com.br/index.php/remecs/article/view/501
DE ASSIS, Enrico Carvalho et al. ATENDIMENTOS REFERENTES À MASTOLOGIA EM UM AMBULATÓRIO ESCOLA DA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI. Revista Multidisciplinar em Saúde, v. 4, n. 2, p. 90-98, 2023. Disponível: https://editoraintegrar.com.br/publish/index.php/rems/article/view/3712
LAGE, Lucio Flávio Benini; DOS SANTOS, Deivisson Viana Dantas; STEFANELLO, Sabrina. Experiência de estudantes e preceptores do internato de medicina no atendimento à pessoa com comportamento suicida. Revista de APS, v. 24, 2021. Disponível: https://periodicos.ufjf.br/index.php/aps/article/view/35032
DE SOUZA XIMENES, Vitória et al. Sistematização da Assistência Multidisciplinar ao Paciente em Unidade Oncológica de Manaus: Um Relato de Experiência. Brazilian Journal of Health Review, v. 3, n. 4, p. 9762-9770, 2020. Disponível: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/14329
GRAVETZ, Flávio Roberto et al. TERAPIA DE SUPORTE AVANÇADO EM MEDICINA INTENSIVA: ESTRATÉGIAS MULTIDISCIPLINARES PARA MELHORAR OS RESULTADOS EM PACIENTES CRÍTICOS. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 10, n. 3, p. 1284-1292, 2024. Disponível: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/13222
DE SOUZA SILVA, Eduarda et al. ATENDIMENTO NUTRICIONAL E MULTIDISCIPLINAR A CRIANÇA E ADOLESCENTE COM DIABETES MELLITUS TIPO 1: DESAFIOS E AÇÕES FRENTE A PANDEMIA DE COVID-19. Expressa Extensão, v. 27, n. 1, p. 173-179, 2022. Disponível: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/expressaextensao/article/view/21705
NOTO, Julio Ricardo de Souza et al. Atenção à saúde mental do estudante de medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 25, p. 71-75, 2021. Disponível: https://www.scielo.br/j/rbem/a/y4xLw97k9nHyygSGkPZcwMH/
NETTO¹, José Ricarto Bezerra et al. A vivência de um aluno do segundo ano de medicina em maternidade pública: relato de experiência. Disponível: https://revistas.unievangelica.edu.br/index.php/educacaoemsaude/article/view/5769
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 João Matheus Braga de Oliveira , Amanda Joana Maito , Marília Lorena Sousa Carvalho , Marcos Antonio De Araújo Furtado, André Barros Macêdo , Camila Maria de Sousa Lopes, Vytoria Rodrigues Moura, Nathalia Nadiak Calil , Giovanna Nadiak Calil , Heloísa Faltz Pimentel, Luciana Shiguemi Yamada , Eliab Batista Barros

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.