AVALIAÇÃO DE INDICADORES DA ESTRATÉGIA BRASIL LIVRE DA TUBERCULOSE NO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ – MA.
DOI:
https://doi.org/10.36557/pbpc.v3i2.89Palavras-chave:
Epidemiologia, Tuberculose, Saúde Pública, Indicadores de Qualidade em Assistência à SaúdeResumo
Esse estudo tem como objetivo avaliar indicadores de monitoramento da tuberculose presentes na estratégia "Brasil Livre da Tuberculose", no município de Imperatriz-MA, entre os anos de 2015 a 2020, além de traçar o perfil sociodemográfico desses pacientes. Trata-se de um estudo transversal, descritivo, retrospectivo, com abordagem quantitativa. Os dados utilizados foram extraídos dos bancos de dados do Sistema de Informações sobre Agravos de Notificação (SINAN), Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O perfil sociodemográfico obtido foi o de pacientes do sexo masculino, da raça preta, de baixa escolaridade e idade maior ou igual a 60 anos. No município de Imperatriz, a meta estabelecida para incidência entre os anos de 2015 e 2020, de uma redução de 20%, não foi alcançada, chegando a um aumento de 34,2%, enquanto que a meta para mortalidade, para uma redução de 35%, foi satisfeita, sendo essa redução de 67,17%. Os valores para realização de TDO e realização de cultura em casos de retratamento foram inferiores quando comparados a nível estadual e federal, enquanto que os demais indicadores apresentaram valores superiores. Foi-se observado uma relação negativa estatisticamente significativa entre a taxa de incidência e a realização do TDO.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Lucas Durand Rodrigues Ribeiro Viana, Matheus Durand Rodrigues Ribeiro Viana, Saulo Almeida Santos, Lucas André Sousa Vale
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.