A RELEVÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTÍNUA E ESPECIALIZAÇÕES PARA PROFISSONAIS DE SAÚDE: GARANTINDO EXCELÊNCIA E ATUALIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.36557/pbpc.v3i2.120Palavras-chave:
Formação contínua, Profissionais de saúde, Satisfação no trabalhoResumo
A formação contínua e as especializações são componentes essenciais para garantir a atualização e a excelência na prática clínica dos profissionais de saúde. Este estudo analisou a importância desses aspectos e seu impacto na qualidade dos serviços prestados. A educação continuada contribui significativamente para a atualização das habilidades dos profissionais, aumentando a satisfação no trabalho e melhorando os desfechos clínicos para os pacientes. Além disso, a formação contínua está associada a uma maior retenção de funcionários e a uma menor intenção de turnover, promovendo a estabilidade e a eficiência das instituições de saúde.
O objetivo geral deste estudo é analisar a importância da formação contínua e especializações para profissionais de saúde e seu impacto na prática clínica, satisfação profissional e retenção no emprego. Para tanto, uma revisão sistemática da literatura foi realizada. Os resultados deste estudo indicam que programas de capacitação e treinamentos especializados são eficazes em diversas frentes. Eles melhoram o aprendizado dos profissionais e a prática clínica diária, ajudam a integrar evidências científicas na rotina de trabalho e são percebidos como essenciais para a competência clínica e o crescimento pessoal. Esses programas também estão associados a uma maior intenção de permanência no emprego e a uma menor intenção de turnover, sugerindo que ambientes de trabalho que incentivam o aprendizado contínuo beneficiam tanto os profissionais quanto os pacientes. Os estudos analisados reforçam a necessidade de políticas institucionais que promovam a formação contínua e as especializações, considerando-as uma prioridade estratégica. Investir em programas de desenvolvimento profissional não apenas aprimora as habilidades e conhecimentos dos profissionais de saúde, mas também melhora a qualidade do atendimento prestado aos pacientes. Em suma, garantir acesso a oportunidades de aprendizado contínuo é fundamental para manter a excelência na prática clínica, melhorar os desfechos dos pacientes e criar um ambiente de trabalho mais estável e comprometido.
Referências
DAVID LEPESTEUR, João. A importância da formação continuada para os profissionais da saúde. Revista Foco (Interdisciplinary Studies Journal), v. 17, n. 5, 2024.
DE ARAUJO, Ana do Nascimento et al. A importância da formação continuada em meio a pandemia da COVID-19. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 6, p. 55024-55031, 2021.
HECHT, Lars; BUHSE, Susanne; MEYER, Gabriele. Effectiveness of training in evidence-based medicine skills for healthcare professionals: a systematic review. BMC Medical Education, v. 16, p. 1-16, 2016.
MANDLENKOSI, Mlambo; SILÉN, Charlotte; MCGRATH, Cormac. Lifelong learning and nurses’ continuing professional development, a metasynthesis of the literature. BMC Nursing, v. 20, n. 1, 2021. Disponível em: https://bmcnurs.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12912-021-00579-2. Acesso em: 2 ago. 2024.
NEXØ, M. A. et al. The impact of train-the-trainer programs on the continued professional development of nurses: a systematic review. BMC Medical Education, v. 24, n. 1, 2024. Disponível em: https://bmcmededuc.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12909-023-04998-4#:~:text=or%20educational%20traditions.-,Conclusions,trained%20to%20train%20other%20peers. Acesso em: 2 ago. 2024.
SHIRI, R.; EL-METWALLY, A.; SALLINEN, M.; PÖYRY, M.; HÄRMÄ, M.; TOPPINEN-TANNER, S. The role of continuing professional training or development in maintaining current employment: a systematic review. Healthcare (Basel), v. 11, n. 21, p. 2900, 2023. DOI: 10.3390/healthcare11212900. PMID: 37958044; PMCID: PMC10647344.
VÁZQUEZ-CALATAYUD, Mónica; ERRASTI-IBARRONDO, Begoña; CHOPERENA, Ana. Nurses’ continuing professional development: a systematic literature review. Nurse Education in Practice, v. 50, p. 102963, 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Manuela Amaral Ribeiro, Vinicius Antonio Magalhães de Freitas Dutra, Lorena Pedro de Oliveira , Gabriela dos Santos Reis Costa, Yllana Ferreira Alves da Silva, Jordanna Porto Inácio , Ana Beatriz Rodrigues Costa, Iorrana Pereira Rodrigues , Jhessyka Burgatti Cardozo , Cibely Nascimento Arçari, Guilherme Aires Oliveira Campos, Sandyla Kaline Valadares de Aquino
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.