IMPACTO DA SAÚDE MENTAL NA GRAVIDEZ E PÓS-PARTO E USO DE ANTIDEPRESSIVOS DURANTE A GRAVIDEZ E LACTAÇÃO: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.36557/pbpc.v3i2.220Resumo
Introdução: A gestação e o pós-parto são períodos de grandes mudanças, e as mulheres podem se tornar mais suscetíveis a transtornos mentais, como depressão e ansiedade. A depressão durante esses períodos é comum e seu manejo é complexo, especialmente ao considerar o uso de antidepressivos, como os ISRS. Este estudo revisa a literatura sobre saúde mental na gravidez e no pós-parto, focando na segurança e eficácia dos antidepressivos e oferecendo recomendações para melhorar o tratamento desses transtornos. Objetivo: O objetivo deste estudo é revisar a literatura sobre a saúde mental durante a gestação e o pós-parto, com foco na eficácia e segurança do uso de antidepressivos, a fim de fornecer recomendações para o manejo adequado desses transtornos. Metodologia: A sistemática da literatura foi realizada sobre saúde mental na gestação e pós-parto e uso de antidepressivos. Foram pesquisadas as bases PubMed, Scopus e Google Scholar para artigos de 2013 a 2024. Incluíram-se estudos relevantes sobre transtornos mentais e antidepressivos, excluindo artigos com metodologias inadequadas.Resultados e Discussão: A revisão mostrou alta prevalência de transtornos mentais na gravidez e pós-parto, com a depressão sendo a mais comum, afetando 10% a 15% das mulheres. Antidepressivos, especialmente ISRS, são usados, mas sua segurança é controversa, com potenciais riscos como baixo peso ao nascer e prematuridade. Terapias não farmacológicas, como a TCC, são eficazes e podem ser uma alternativa segura, especialmente com bom suporte social. Abordagens multidisciplinares e estudos de caso destacam a importância de tratamentos personalizados e decisões informadas.Considerações Finais: Transtornos mentais, especialmente a depressão, são comuns na gravidez e pós-parto. A classe dos antidepressivos, como ISRS, são eficazes mas têm riscos potenciais. Terapias não farmacológicas, como a TCC, são alternativas seguras e eficazes, especialmente com bom suporte social. A abordagem multidisciplinar é essencial para tratamentos personalizados. Mais pesquisas são necessárias para avaliar os efeitos a longo prazo dos antidepressivos e explorar novas opções terapêuticas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Douglas Ribeiro de Sá , Thamiris Pereira David, Elisa Veronez Cibim, Thalissa Silva dos Santos Milhomem, Isabella Motta De Medeiros Lopes Chagas , Weslanyo Amorim Ferreira Júnior , Paulo José Couto Sampaio Neto Neto , Ana Cláudia Miranda de Barros , Ângelo Vinicius de Souza Guerra, Janaina Bojikian da Costa Vital Juliatto, Amanda Bartolomeu Frizon, Lincoln Mendes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.