CICLO PDSA NA GESTÃO HOSPITALAR: CAPACITAÇÃO DE LÍDERES NO USO DE FERRAMENTAS DE MELHORIA CONTÍNUA – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.36557/pbpc.v4i1.360Palavras-chave:
Capacitação, Gestores, Ferramentas de melhoria, Ciclo PDSAResumo
Introdução: Toda instituição ou organização, independentemente do setor ou área de atuação, necessita de um planejamento eficiente para garantir seu bom funcionamento. Nesse contexto, torna-se essencial desenvolver estratégias que viabilizem o alcance dos objetivos e metas estabelecidos, sendo essencial adotar métodos e ferramentas que solucionem problemas no ambiente de trabalho. Diante de várias ferramentas e métodos de gestão, temos o ciclo PDSA (Plan, Do, Study, Act) sendo uma ferramenta de gestão organizacional voltada para transformar ideias em planos de ação, promovendo a melhoria contínua. Objetivo: O objetivo desse estudo foi relatar a experiência de capacitação de profissionais de saúde na aplicação prática de ferramentas de planejamento estratégico, com foco na melhoria da gestão e da qualidade dos serviços. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, baseado na realização de uma oficina voltada a gestores e coordenadores hospitalares. Resultados: Durante a atividade, observou-se que a maioria dos participantes desconhecia as ferramentas apresentadas, o que gerou questionamentos sobre sua aplicabilidade. No entanto, notou-se grande interesse em incorporá-las à rotina dos setores sob sua responsabilidade. Conclusão: A experiência evidenciou que o ciclo PDSA (Plan, Do, Study, Act) se mostra uma ferramenta eficaz para promover melhorias contínuas, estruturadas e baseadas em evidências no ambiente hospitalar, contribuindo para uma gestão mais segura, eficiente e de qualidade.
Downloads
Referências
ALMEIDA, M. C. et al. Implantação de um time de resposta rápida em um grande hospital filantrópico brasileiro: melhora na qualidade dos cuidados de emergência por meio do ciclo Planejar-Fazer-Estudar-Agir. Revista Brasileira de Terapia Intensiva, v. 31, p. 217-226, 2019.
ALMEIDA, H. O. C.; SANTOS, N. F.; SAMPAIO, W. K. S. Aplicabilidade das ferramentas de gestão da qualidade no âmbito hospitalar: revisão integrativa da literatura. Revista de Administração Hospitalar e Inovação em Saúde, v. 17, n. 4, p. 11-22, 2020.
AMESTOY, S. C. et al. Fragilidades e potencialidades na formação de enfermeiros-líderes. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 42, e20200196, 2021.
BÁO, Ana Cristina Pretto et al. Indicadores de qualidade: ferramentas para o gerenciamento de boas práticas em saúde. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 72, p. 360-366, 2019.
CALDANA, G. et al. Instrumentos para avaliação de resultados de programas de melhoria da qualidade: revisão integrativa. Revista Baiana de Enfermagem, v. 32, 2018.
CAVALCANTE, B. L. L.; LIMA, U. T. S. Relato de experiência de uma estudante de Enfermagem em um consultório especializado em tratamento de feridas. Journal of Nursing and Health, v. 2, n. 1, p. 94-103, 2012.
LEPESTEUR, D. J. A importância da formação continuada para os profissionais da saúde. Revista Foco (Interdisciplinary Studies Journal), v. 17, n. 5, 2024.
FREITAS, I. R. et al. Liderança em enfermagem no contexto hospitalar: percepção de enfermeiros gestores. Revista Recien, v. 12, n. 40, p. 93-102, 2022.
GALDINO, Simone Vasconcelos et al. Ferramentas de qualidade na gestão dos serviços de saúde: revisão integrativa de literatura. Revista Eletrônica Gestão e Saúde, n. 1, p. 1023-1057, 2016.
PAULO, L. F. A. Planejamento estratégico e gestão por resultados: o caso do Ministério da Saúde. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 26, n. 3, p. 981-1007, 2016.
PEREIRA, R. A. Impacto de um programa de melhoria da qualidade nos erros de preparo e administração de medicamentos orais via sonda nasoenteral: estudo de intervenção. 2022. Dissertação (Mestrado) – Escola de enfermagem de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, 2022.
SALES, L. R. V. A efetividade da implementação do ciclo PDSA para prevenção da pneumonia associada à ventilação mecânica em uma UTI pediátrica. 2024. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Medicina Legal, Recife, 2024.
SILVA, A. P.; AGUIAR, A. C. Planejamento estratégico em uma instituição pública de saúde de 2012 a 2022: implicação das percepções da força de trabalho e decisões gerenciais. Saúde e Sociedade, v. 32, e200871pt, 2023.
SILVA, V. L. S. et al. Práticas de liderança em enfermagem hospitalar: uma self de enfermeiros gestores. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 51, e03206, 2017.
TANAKA, O. Y.; TAMAKI, E. M. O papel da avaliação para a tomada de decisão na gestão de serviços de saúde. Ciência & Saúde Coletiva, v. 17, p. 821-828, 2012.
TEIXEIRA, C. A. C.; DANTAS, G. G. T.; BARRETO, C. A. A importância do planejamento estratégico para as pequenas empresas. Revista Eletrônica Científica FAESB, v. 1, n. 1, p. 104-123, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Adriana Ferreira Da Fonseca, Rafael Teshima de Alencar, Jonathan da Silva Borges , Shaiana Vilella Hartwig, Mariana Lenina Menezes Aleixo, Natasha Rayane de Oliveira Lima, Bianca Teshima de Alencar

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.