GAMIFICAÇÃO E MOTIVAÇÃO NO 9º ANO: EXPERIÊNCIA COM O SAEB NA ESCOLA CÍVICO-MILITAR HELENA ESTEVES

Autores

  • Adnair Alves Vieira Silva
  • Angela Maria Castro Silva
  • Beatriz Goulart Vilela Serra
  • Darcilene Nery Piauí
  • Elaine Sousa Matos Xavier
  • Fernanda Américo dos Santos Franca
  • Josicleia Gomes Nunes Rodrigues
  • Rosimeire Sousa Morais Prestes
  • Ymara Silva Pansani Pirani

DOI:

https://doi.org/10.36557/pbpc.v4i2.374

Palavras-chave:

Engajamento. Aprendizagem significativa. Competências socioemocionais.

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência em andamento, desenvolvido com os alunos do 9º ano da Escola Cívico-Militar Helena Esteves, localizada em Barra do Garças – MT, com foco na preparação para o SAEB por meio de metodologias ativas baseadas na gamificação. O tema gira em torno da inovação pedagógica aliada aos valores da proposta cívico-militar, como responsabilidade, respeito mútuo e cooperação. O problema enfrentado pela escola é a baixa motivação dos estudantes diante das avaliações externas e a necessidade de tornar o processo de ensino mais envolvente e eficaz. O objetivo do projeto é analisar, ao longo de sua implementação, os impactos da gamificação no desempenho, engajamento e desenvolvimento socioemocional dos alunos. A metodologia adotada é qualitativa, com base em observação participante, registros reflexivos, análise documental e dados parciais de simulados aplicados durante o segundo semestre de 2025. O projeto está em curso até o mês de novembro, envolvendo desafios lúdicos, feedbacks contínuos e recompensas simbólicas. Os resultados preliminares apontam avanços no comportamento e na participação dos estudantes. Embora ainda em andamento, o projeto já evidencia potencial transformador no ambiente escolar, demonstrando que a gamificação pode ser uma estratégia promissora para fortalecer o protagonismo estudantil e consolidar aprendizagens mais significativas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARRA DO GARÇAS. Vice-Prefeito Sivirino visita Escola Cívico-Militar Helena Esteves e dialoga com alunos do 9º Ano. Secretaria Municipal de Educação de Barra do Garças, 2023. Disponível em: https://educacao.barradogarcas.mt.gov.br/Imprensa/Noticias/Vice-prefeito-sivirino-visita-escola-civico-militar-helena-esteves-e-dialoga-com-alunos-do-9-ano-160/. Acesso em: 2 jul. 2025.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: https://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 2 jul. 2025.

SILVA, Laura Maria da; ALMEIDA, Rafaella Manuella dos Santos; FONSECA, Simone Silva da; BARROS, José da Silva. O uso da gamificação na preparação para a prova de matemática do SAEB: experiências vivenciadas no Programa de Residência Pedagógica. RECIMA21 – Revista Científica Multidisciplinar, v. 6, n. 2, 2025.

Downloads

Publicado

2025-07-22

Como Citar

SILVA, Adnair Alves Vieira; SILVA, Angela Maria Castro; SERRA, Beatriz Goulart Vilela; PIAUÍ, Darcilene Nery; XAVIER, Elaine Sousa Matos; FRANCA, Fernanda Américo dos Santos; RODRIGUES, Josicleia Gomes Nunes; PRESTES, Rosimeire Sousa Morais; PIRANI, Ymara Silva Pansani. GAMIFICAÇÃO E MOTIVAÇÃO NO 9º ANO: EXPERIÊNCIA COM O SAEB NA ESCOLA CÍVICO-MILITAR HELENA ESTEVES. Periódicos Brasil. Pesquisa Científica, Macapá, Brasil, v. 4, n. 2, p. 122–130, 2025. DOI: 10.36557/pbpc.v4i2.374. Disponível em: https://periodicosbrasil.emnuvens.com.br/revista/article/view/374. Acesso em: 26 set. 2025.