GAMIFICAÇÃO E MOTIVAÇÃO NO 9º ANO: EXPERIÊNCIA COM O SAEB NA ESCOLA CÍVICO-MILITAR HELENA ESTEVES
DOI:
https://doi.org/10.36557/pbpc.v4i2.374Palavras-chave:
Engajamento. Aprendizagem significativa. Competências socioemocionais.Resumo
Este artigo apresenta um relato de experiência em andamento, desenvolvido com os alunos do 9º ano da Escola Cívico-Militar Helena Esteves, localizada em Barra do Garças – MT, com foco na preparação para o SAEB por meio de metodologias ativas baseadas na gamificação. O tema gira em torno da inovação pedagógica aliada aos valores da proposta cívico-militar, como responsabilidade, respeito mútuo e cooperação. O problema enfrentado pela escola é a baixa motivação dos estudantes diante das avaliações externas e a necessidade de tornar o processo de ensino mais envolvente e eficaz. O objetivo do projeto é analisar, ao longo de sua implementação, os impactos da gamificação no desempenho, engajamento e desenvolvimento socioemocional dos alunos. A metodologia adotada é qualitativa, com base em observação participante, registros reflexivos, análise documental e dados parciais de simulados aplicados durante o segundo semestre de 2025. O projeto está em curso até o mês de novembro, envolvendo desafios lúdicos, feedbacks contínuos e recompensas simbólicas. Os resultados preliminares apontam avanços no comportamento e na participação dos estudantes. Embora ainda em andamento, o projeto já evidencia potencial transformador no ambiente escolar, demonstrando que a gamificação pode ser uma estratégia promissora para fortalecer o protagonismo estudantil e consolidar aprendizagens mais significativas.
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Referências
BARRA DO GARÇAS. Vice-Prefeito Sivirino visita Escola Cívico-Militar Helena Esteves e dialoga com alunos do 9º Ano. Secretaria Municipal de Educação de Barra do Garças, 2023. Disponível em: https://educacao.barradogarcas.mt.gov.br/Imprensa/Noticias/Vice-prefeito-sivirino-visita-escola-civico-militar-helena-esteves-e-dialoga-com-alunos-do-9-ano-160/. Acesso em: 2 jul. 2025.
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