GAMIFICAÇÃO E MOTIVAÇÃO NO 9º ANO: EXPERIÊNCIA COM O SAEB NA ESCOLA CÍVICO-MILITAR HELENA ESTEVES

Authors

  • Adnair Alves Vieira Silva
  • Angela Maria Castro Silva
  • Beatriz Goulart Vilela Serra
  • Darcilene Nery Piauí
  • Elaine Sousa Matos Xavier
  • Fernanda Américo dos Santos Franca
  • Josicleia Gomes Nunes Rodrigues
  • Rosimeire Sousa Morais Prestes
  • Ymara Silva Pansani Pirani

DOI:

https://doi.org/10.36557/pbpc.v4i2.374

Keywords:

Engagement. Meaningful learning. Social-emotional skills.

Abstract

Este artigo apresenta um relato de experiência em andamento, desenvolvido com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Cívico-Militar Helena Esteves, localizada em Barra do Garças, Mato Grosso, com foco na preparação para o SAEB (Concurso Público Estadual) por meio de metodologias ativas baseadas em gamificação. O tema gira em torno da inovação pedagógica aliada a valores cívico-militares, como responsabilidade, respeito mútuo e cooperação. A escola enfrenta um desafio devido à baixa motivação dos alunos diante das avaliações externas e à necessidade de tornar o processo de ensino mais envolvente e eficaz. O objetivo do projeto é analisar, ao longo de sua implementação, os impactos da gamificação no desempenho, engajamento e desenvolvimento socioemocional dos alunos. A metodologia adotada é qualitativa, baseada em observação participante, registros reflexivos, análise documental e dados parciais de simulações aplicadas durante o segundo semestre de 2025. O projeto está em andamento até novembro e envolve desafios lúdicos, feedback contínuo e recompensas simbólicas. Resultados preliminares indicam melhorias no comportamento e na participação dos alunos. Embora ainda em andamento, o projeto já demonstra potencial transformador no ambiente escolar, demonstrando que a gamificação pode ser uma estratégia promissora para fortalecer o empoderamento dos alunos e consolidar uma aprendizagem mais significativa.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BARRA DO GARÇAS. Vice-Prefeito Sivirino visita Escola Cívico-Militar Helena Esteves e dialoga com alunos do 9º Ano. Secretaria Municipal de Educação de Barra do Garças, 2023. Disponível em: https://educacao.barradogarcas.mt.gov.br/Imprensa/Noticias/Vice-prefeito-sivirino-visita-escola-civico-militar-helena-esteves-e-dialoga-com-alunos-do-9-ano-160/. Acesso em: 2 jul. 2025.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: https://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 2 jul. 2025.

SILVA, Laura Maria da; ALMEIDA, Rafaella Manuella dos Santos; FONSECA, Simone Silva da; BARROS, José da Silva. O uso da gamificação na preparação para a prova de matemática do SAEB: experiências vivenciadas no Programa de Residência Pedagógica. RECIMA21 – Revista Científica Multidisciplinar, v. 6, n. 2, 2025.

Published

2025-07-22

How to Cite

SILVA, Adnair Alves Vieira; SILVA, Angela Maria Castro; SERRA, Beatriz Goulart Vilela; PIAUÍ, Darcilene Nery; XAVIER, Elaine Sousa Matos; FRANCA, Fernanda Américo dos Santos; RODRIGUES, Josicleia Gomes Nunes; PRESTES, Rosimeire Sousa Morais; PIRANI, Ymara Silva Pansani. GAMIFICAÇÃO E MOTIVAÇÃO NO 9º ANO: EXPERIÊNCIA COM O SAEB NA ESCOLA CÍVICO-MILITAR HELENA ESTEVES. Periódicos Brasil. Pesquisa Científica, Macapá, Brasil, v. 4, n. 2, p. 122–130, 2025. DOI: 10.36557/pbpc.v4i2.374. Disponível em: https://periodicosbrasil.emnuvens.com.br/revista/article/view/374. Acesso em: 27 sep. 2025.