GAMIFICAÇÃO E MOTIVAÇÃO NO 9º ANO: EXPERIÊNCIA COM O SAEB NA ESCOLA CÍVICO-MILITAR HELENA ESTEVES
DOI:
https://doi.org/10.36557/pbpc.v4i2.374Keywords:
Engagement. Meaningful learning. Social-emotional skills.Abstract
Este artigo apresenta um relato de experiência em andamento, desenvolvido com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Cívico-Militar Helena Esteves, localizada em Barra do Garças, Mato Grosso, com foco na preparação para o SAEB (Concurso Público Estadual) por meio de metodologias ativas baseadas em gamificação. O tema gira em torno da inovação pedagógica aliada a valores cívico-militares, como responsabilidade, respeito mútuo e cooperação. A escola enfrenta um desafio devido à baixa motivação dos alunos diante das avaliações externas e à necessidade de tornar o processo de ensino mais envolvente e eficaz. O objetivo do projeto é analisar, ao longo de sua implementação, os impactos da gamificação no desempenho, engajamento e desenvolvimento socioemocional dos alunos. A metodologia adotada é qualitativa, baseada em observação participante, registros reflexivos, análise documental e dados parciais de simulações aplicadas durante o segundo semestre de 2025. O projeto está em andamento até novembro e envolve desafios lúdicos, feedback contínuo e recompensas simbólicas. Resultados preliminares indicam melhorias no comportamento e na participação dos alunos. Embora ainda em andamento, o projeto já demonstra potencial transformador no ambiente escolar, demonstrando que a gamificação pode ser uma estratégia promissora para fortalecer o empoderamento dos alunos e consolidar uma aprendizagem mais significativa.
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Copyright (c) 2025 Adnair Alves Vieira Silva, Angela Maria Castro Silva, Beatriz Goulart Vilela Serra, Darcilene Nery Piauí, Elaine Sousa Matos Xavier, Fernanda Américo dos Santos Franca, Josicleia Gomes Nunes Rodrigues, Rosimeire Sousa Morais Prestes, Ymara Silva Pansani Pirani

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