O Prontuário Eletrônico do Cidadão na rotina da Estratégia de Saúde da Família: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.36557/pbpc.v4i2.382Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde, Prontuário Eletrônico do cidadão, Sistema Único de SaúdeResumo
A Atenção Primária à Saúde (APS) constitui a principal porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS), desempenhando papel estratégico na organização da Rede de Atenção à Saúde. A informatização dos serviços, por meio de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), tem se destacado como ferramenta essencial para a qualificação do cuidado, especialmente com a implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC). Este estudo, tem um caráter descritivo do tipo relato de experiência, apresenta reflexões sobre a utilização do PEC durante a prática na Atenção Básica, por meio de vivências de acadêmicos no Estágio Curricular Supervisionado I, realizado em Unidades de Saúde da Família (USF). A prática ocorreu de Fevereiro a Junho de 2025, perfazendo uma carga horária de 20 horas semanais em Unidades de Saúde da Família do município do Recife, Pernambuco, Brasil. Durante o estágio na atenção básica observou-se o papel fundamental do PEC nas rotinas das equipes de saúde da família, onde os profissionais utilizam a estratégia e-SUS APS que faz referência ao processo de informatização qualificada do Sistema Único de Saúde, dentro da estratégia os é utilizado o sistema com prontuário eletrônico, que apoia o processo de informatização das unidades.O sistema se mostrou eficaz para padronizar registros, agilizar o acesso às informações e promover integração multiprofissional, além de fortalecer o cuidado continuado. O PEC tornou-se uma ferramenta estratégica para qualificar o cuidado na APS, estando em conformidade com as diretrizes do SUS.
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