APLICAÇÃO DO SOFTWARE UNREAL ENGINE 3D PARA DESENVOLVIMENTO DE UM TOUR 3D COM REALIDADE VIRTUAL
DOI:
https://doi.org/10.36557/pbpc.v4i2.389Palavras-chave:
Realidade Virtual, Tecnologia da Informaçao, Unreal Engine, Tour Virtual, IFMTResumo
Este trabalho tem como proposta o desenvolvimento de um tour virtual em 3D das instalações do campus do IFMT Tangará da Serra, utilizando o software Unreal Engine 3D em conjunto com recursos de Realidade Virtual (RV). A Unreal Engine, por ser uma das principais ferramentas de desenvolvimento de ambientes imersivos e interativos, possibilita a criação de cenários tridimensionais realistas com alta qualidade gráfica e dinâmica de navegação, favorecendo a exploração intuitiva por parte dos usuários. A RV, nesse contexto, amplia as formas de interação e imersão, permitindo que estudantes e visitantes possam experimentar o ambiente do campus de maneira inovadora, afetando múltiplos sentidos humanos e estimulando o engajamento. Essa tecnologia, amplamente utilizada em jogos e simulações, apresenta grande potencial para aplicação educacional, pois contribui para metodologias ativas de ensino, promovendo exploração, observação e construção de conhecimento em ambientes digitais. O objetivo do projeto é desenvolver um sistema interativo de RV compatível com óculos de imersão 3D, no qual o usuário possa navegar pelas instalações modeladas e renderizadas no Unreal Engine 3D. Como contribuição, além de apoiar o ensino de conceitos relacionados à computação gráfica e tecnologias digitais, o tour virtual pode ser utilizado como ferramenta de divulgação institucional e de aproximação com a comunidade externa.
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