QUÍMICA FORENSE, CTS E OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: CONEXÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.36557/pbpc.v4i2.391Palavras-chave:
Química Forense, Educação CTS, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Ensino de QuímicaResumo
Este artigo investigou as relações entre a química forense, os Objetivos de
Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade
(CTS), buscando compreender como essa integração pode enriquecer o ensino de
ciências. A pesquisa adotou uma metodologia bibliométrica e de análise temática, a partir
de 779 resumos de publicações indexadas na base Scopus com a string “forensic
chemistry”. A aplicação de técnicas de modelagem de tópicos (LDA) revelou cinco eixos
principais: (i) ensino e formação em química forense, (ii) drogas ilícitas e detecção
eletroquímica, (iii) espectrometria de massas e caracterização de substâncias, (iv)
modelagem e algoritmos em dados forenses e (v) métodos de detecção em vestígios
forenses. A análise mostrou que esses temas se articulam a diferentes ODS, especialmente
os de educação de qualidade (ODS 4), saúde (ODS 3), inovação (ODS 9), consumo
responsável (ODS 12), justiça (ODS 16) e igualdade de gênero (ODS 5). Os resultados
apontam que a química forense, quando trabalhada sob uma abordagem CTS, constitui
um recurso pedagógico capaz de motivar estudantes, promover o pensamento crítico e
aproximar o ensino de química dos desafios sociais contemporâneos.
Downloads
Referências
ANDERSSON, K. Chemistry for whom? Gender awareness in teaching and learning
chemistry. Cultural Studies of Science Education, [s. l.], v. 12, n. 2, p. 425–433, 2017.
BLEI, D. M.; NG, A. Y.; JORDAN, M. I. Latent dirichlet allocation. J. Mach. Learn.
Res., [s. l.], v. 3, n. null, p. 993–1022, 2003.
FRANCO-MARISCAL, A. J. et al. The ENCIC-CT Model for the Development of
Critical Thinking. In: FRANCO-MARISCAL, A. J. (org.). Critical Thinking in
Science Education and Teacher Training. Cham: Springer Nature Switzerland, 2024.
p. 3–42. Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-3-031-78578-8_1. Acesso em: 2
ago. 2025.
KAPLAN, L. J. Chemistry and Crime: Investigating Chemistry from a Forensic Science
Perspective. In: TEACHING CHEMISTRY WITH FORENSIC SCIENCE. [S. l.]:
American Chemical Society, 2019. (ACS Symposium Series, v. 1324). v. 1324, p. 13–
Disponível em: https://doi.org/10.1021/bk-2019-1324.ch002. Acesso em: 12 ago.
MARTINS, A. L. J. et al. A Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento
Sustentável (ODS) como estratégia para equidade em saúde e territórios sustentáveis e
saudáveis. Saúde em Debate, [s. l.], v. 48, p. e8828, 2024.
MOJICA, E.-R. E. et al. Integration of Forensic Themes in Teaching Instrumental
Analysis at Pace University. In: TEACHING CHEMISTRY WITH FORENSIC
SCIENCE. [S. l.]: American Chemical Society, 2019. (ACS Symposium Series, v.
. v. 1324, p. 203–219. Disponível em: https://doi.org/10.1021/bk-2019-
ch011. Acesso em: 27 ago. 2025.
NEHRING, A.; SCHANZE, S. Turning the Plurality of Chemistry into a Resource for
Learning: A Core Competency of Chemistry Teachers. Science & Education, [s. l.], v.
, n. 4, p. 2051–2078, 2025.
ROBERTS, M. E. et al. Structural Topic Models for Open-Ended Survey Responses.
American Journal of Political Science, [s. l.], v. 58, n. 4, p. 1064–1082, 2014.
SANTOS, D. CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: O MOVIMENTO CTS NA
EDUCACÃO CIENTÍFICA. Educere - Revista da Educação da UNIPAR, [s. l.], v.
, p. 1259–1286, 2023.
WANG, M. et al. Investigation of Pre-service Teachers’ Conceptions of the Nature of
Science Based on the LDA Model. Science & Education, [s. l.], v. 32, n. 3, p. 589–615,
WELLMAN, N. et al. Publishing Multimethod Research in AMJ: A Review and BestPractice Recommendations. Academy of Management Journal, [s. l.], v. 66, n. 4, p.
–1015, 2023.
WESTON, S. J. et al. Selecting the Number and Labels of Topics in Topic Modeling: A
Tutorial. Advances in Methods and Practices in Psychological Science, [s. l.], v. 6, n.
, p. 25152459231160105, 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Flavio LEITE RODRIGUES

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.