QUÍMICA FORENSE, CTS E OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: CONEXÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Authors

  • Flavio LEITE RODRIGUES UFRN

DOI:

https://doi.org/10.36557/pbpc.v4i2.391

Keywords:

Química Forense, Educação CTS, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Ensino de Química

Abstract

Este artigo investigou as relações entre a química forense, os Objetivos de
Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade
(CTS), buscando compreender como essa integração pode enriquecer o ensino de
ciências. A pesquisa adotou uma metodologia bibliométrica e de análise temática, a partir
de 779 resumos de publicações indexadas na base Scopus com a string “forensic
chemistry”. A aplicação de técnicas de modelagem de tópicos (LDA) revelou cinco eixos
principais: (i) ensino e formação em química forense, (ii) drogas ilícitas e detecção
eletroquímica, (iii) espectrometria de massas e caracterização de substâncias, (iv)
modelagem e algoritmos em dados forenses e (v) métodos de detecção em vestígios
forenses. A análise mostrou que esses temas se articulam a diferentes ODS, especialmente
os de educação de qualidade (ODS 4), saúde (ODS 3), inovação (ODS 9), consumo
responsável (ODS 12), justiça (ODS 16) e igualdade de gênero (ODS 5). Os resultados
apontam que a química forense, quando trabalhada sob uma abordagem CTS, constitui
um recurso pedagógico capaz de motivar estudantes, promover o pensamento crítico e
aproximar o ensino de química dos desafios sociais contemporâneos.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ANDERSSON, K. Chemistry for whom? Gender awareness in teaching and learning

chemistry. Cultural Studies of Science Education, [s. l.], v. 12, n. 2, p. 425–433, 2017.

BLEI, D. M.; NG, A. Y.; JORDAN, M. I. Latent dirichlet allocation. J. Mach. Learn.

Res., [s. l.], v. 3, n. null, p. 993–1022, 2003.

FRANCO-MARISCAL, A. J. et al. The ENCIC-CT Model for the Development of

Critical Thinking. In: FRANCO-MARISCAL, A. J. (org.). Critical Thinking in

Science Education and Teacher Training. Cham: Springer Nature Switzerland, 2024.

p. 3–42. Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-3-031-78578-8_1. Acesso em: 2

ago. 2025.

KAPLAN, L. J. Chemistry and Crime: Investigating Chemistry from a Forensic Science

Perspective. In: TEACHING CHEMISTRY WITH FORENSIC SCIENCE. [S. l.]:

American Chemical Society, 2019. (ACS Symposium Series, v. 1324). v. 1324, p. 13–

Disponível em: https://doi.org/10.1021/bk-2019-1324.ch002. Acesso em: 12 ago.

MARTINS, A. L. J. et al. A Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento

Sustentável (ODS) como estratégia para equidade em saúde e territórios sustentáveis e

saudáveis. Saúde em Debate, [s. l.], v. 48, p. e8828, 2024.

MOJICA, E.-R. E. et al. Integration of Forensic Themes in Teaching Instrumental

Analysis at Pace University. In: TEACHING CHEMISTRY WITH FORENSIC

SCIENCE. [S. l.]: American Chemical Society, 2019. (ACS Symposium Series, v.

. v. 1324, p. 203–219. Disponível em: https://doi.org/10.1021/bk-2019-

ch011. Acesso em: 27 ago. 2025.

NEHRING, A.; SCHANZE, S. Turning the Plurality of Chemistry into a Resource for

Learning: A Core Competency of Chemistry Teachers. Science & Education, [s. l.], v.

, n. 4, p. 2051–2078, 2025.

ROBERTS, M. E. et al. Structural Topic Models for Open-Ended Survey Responses.

American Journal of Political Science, [s. l.], v. 58, n. 4, p. 1064–1082, 2014.

SANTOS, D. CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: O MOVIMENTO CTS NA

EDUCACÃO CIENTÍFICA. Educere - Revista da Educação da UNIPAR, [s. l.], v.

, p. 1259–1286, 2023.

WANG, M. et al. Investigation of Pre-service Teachers’ Conceptions of the Nature of

Science Based on the LDA Model. Science & Education, [s. l.], v. 32, n. 3, p. 589–615,

WELLMAN, N. et al. Publishing Multimethod Research in AMJ: A Review and BestPractice Recommendations. Academy of Management Journal, [s. l.], v. 66, n. 4, p.

–1015, 2023.

WESTON, S. J. et al. Selecting the Number and Labels of Topics in Topic Modeling: A

Tutorial. Advances in Methods and Practices in Psychological Science, [s. l.], v. 6, n.

, p. 25152459231160105, 2023.

Published

2025-09-01

How to Cite

LEITE RODRIGUES, Flavio. QUÍMICA FORENSE, CTS E OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: CONEXÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. Periódicos Brasil. Pesquisa Científica, Macapá, Brasil, v. 4, n. 2, p. 332–342, 2025. DOI: 10.36557/pbpc.v4i2.391. Disponível em: https://periodicosbrasil.emnuvens.com.br/revista/article/view/391. Acesso em: 27 sep. 2025.

Issue

Section

Química e Ciências Farmacológicas