“A MINHA NOTA É O QUE IMPORTA”: ALGUMAS PERCEPÇÕES SOBRE AS AVALIAÇÕES EM LÍNGUA PORTUGUESA NUMA TURMA DE ESTUDANTES DO 5° ANO.

Autores

  • João Felipe Xavier Cordeiro Prefeitura Municipal de Fortaleza - Professor

DOI:

https://doi.org/10.36557/pbpc.v4i2.395

Resumo

O presente trabalho trata-se de uma pesquisa focada em colher informações sobre a perceção dos alunos de uma turma de 5º ano sobre a temática da Avaliação. Foi criado um questionário com 15 perguntas sobre o tema proposto para verificar a opinião e experiência dos estudantes levando-os a se questionar sobre a dinâmica avaliativa e o professor sua metodologia. Diversos alunos ainda atribuem avaliação apenas a testes, aprovação, sentimentos de nervosismo e medo, poucos são os que estão ligando o tema a dimensão da aprendizagem. Certamente ajudar os alunos a se questionarem pode ser contado como um resultado obtido por este trabalho. As indagações docentes são simultaneamente percebidas e validadas pela coleta dos dados no questionário. A reflexão teve um efeito positivo, todavia nem sempre se percebe a curto prazo. É necessário tempo, mas este estudo inicial se configura como um primeiro esforço de outros que podem surgir.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTUNES, Celso. A avaliação da aprendizagem escolar: fascículo 11.7ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.53p.

CEARÁ. Secretaria da Educação do Estado do Ceará. Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC). Fortaleza: Seduc, 2019. 619p. Disponível em: https://www.seduc.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/37/2019/07/DCR-Vers%C3%A3o-Provisoria-de-Lan%C3%A7amento.pdf. Acesso em: 31/08/2025.

FORTALEZA. Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal de Educação. Documento Curricular Referencial de Fortaleza (DCRFor) – Incluir, Educar e Transformar. Fortaleza, 2024.100p.

HOFFMANN, Jussara. Avaliação: mitos e desafios. 47°ed. Joinville, SC: Clube de autores, 2024.80p.

INNOCENTE, Maria Ângela Paié Rodella. Participação e avaliações: relações e possibilidades (uma análise sobre a atuação do Conselho de escola no Projeto Pedagógico e a avaliação de sistemas). São Paulo: Scortecci, 2011. 178p.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem [livro eletrônico]: componente do ato pedagógico. 1.ed. São Paulo: Cortez, 2021.483p.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar [livro eletrônico]: estudo e proposições. 1.ed. São Paulo: Cortez, 2013.330p.

Downloads

Publicado

2025-09-03

Como Citar

XAVIER CORDEIRO, João Felipe. “A MINHA NOTA É O QUE IMPORTA”: ALGUMAS PERCEPÇÕES SOBRE AS AVALIAÇÕES EM LÍNGUA PORTUGUESA NUMA TURMA DE ESTUDANTES DO 5° ANO. Periódicos Brasil. Pesquisa Científica, Macapá, Brasil, v. 4, n. 2, p. 387–397, 2025. DOI: 10.36557/pbpc.v4i2.395. Disponível em: https://periodicosbrasil.emnuvens.com.br/revista/article/view/395. Acesso em: 26 set. 2025.