“A MINHA NOTA É O QUE IMPORTA”: ALGUMAS PERCEPÇÕES SOBRE AS AVALIAÇÕES EM LÍNGUA PORTUGUESA NUMA TURMA DE ESTUDANTES DO 5° ANO.
DOI:
https://doi.org/10.36557/pbpc.v4i2.395Resumo
O presente trabalho trata-se de uma pesquisa focada em colher informações sobre a perceção dos alunos de uma turma de 5º ano sobre a temática da Avaliação. Foi criado um questionário com 15 perguntas sobre o tema proposto para verificar a opinião e experiência dos estudantes levando-os a se questionar sobre a dinâmica avaliativa e o professor sua metodologia. Diversos alunos ainda atribuem avaliação apenas a testes, aprovação, sentimentos de nervosismo e medo, poucos são os que estão ligando o tema a dimensão da aprendizagem. Certamente ajudar os alunos a se questionarem pode ser contado como um resultado obtido por este trabalho. As indagações docentes são simultaneamente percebidas e validadas pela coleta dos dados no questionário. A reflexão teve um efeito positivo, todavia nem sempre se percebe a curto prazo. É necessário tempo, mas este estudo inicial se configura como um primeiro esforço de outros que podem surgir.
Downloads
Referências
ANTUNES, Celso. A avaliação da aprendizagem escolar: fascículo 11.7ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.53p.
CEARÁ. Secretaria da Educação do Estado do Ceará. Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC). Fortaleza: Seduc, 2019. 619p. Disponível em: https://www.seduc.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/37/2019/07/DCR-Vers%C3%A3o-Provisoria-de-Lan%C3%A7amento.pdf. Acesso em: 31/08/2025.
FORTALEZA. Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal de Educação. Documento Curricular Referencial de Fortaleza (DCRFor) – Incluir, Educar e Transformar. Fortaleza, 2024.100p.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação: mitos e desafios. 47°ed. Joinville, SC: Clube de autores, 2024.80p.
INNOCENTE, Maria Ângela Paié Rodella. Participação e avaliações: relações e possibilidades (uma análise sobre a atuação do Conselho de escola no Projeto Pedagógico e a avaliação de sistemas). São Paulo: Scortecci, 2011. 178p.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem [livro eletrônico]: componente do ato pedagógico. 1.ed. São Paulo: Cortez, 2021.483p.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar [livro eletrônico]: estudo e proposições. 1.ed. São Paulo: Cortez, 2013.330p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 João Felipe Xavier Cordeiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.