“A MINHA NOTA É O QUE IMPORTA”: ALGUMAS PERCEPÇÕES SOBRE AS AVALIAÇÕES EM LÍNGUA PORTUGUESA NUMA TURMA DE ESTUDANTES DO 5° ANO.
DOI:
https://doi.org/10.36557/pbpc.v4i2.395Abstract
This research focused on gathering information about the perceptions of fifth-grade students on the topic of assessment. A questionnaire with 15 questions on the proposed topic was created to assess students' opinions and experiences, leading them to question the assessment dynamics and the teacher's methodology. Many students still associate assessment solely with tests, passing grades, feelings of nervousness and fear; few connect the topic to the learning dimension. Helping students question themselves can certainly be considered a result of this work. Teachers' questions are simultaneously perceived and validated by the data collected in the questionnaire. The reflection had a positive effect, although it is not always noticeable in the short term. Time is needed, but this initial study represents the first step in many future endeavors.
Downloads
References
ANTUNES, Celso. A avaliação da aprendizagem escolar: fascículo 11.7ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.53p.
CEARÁ. Secretaria da Educação do Estado do Ceará. Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC). Fortaleza: Seduc, 2019. 619p. Disponível em: https://www.seduc.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/37/2019/07/DCR-Vers%C3%A3o-Provisoria-de-Lan%C3%A7amento.pdf. Acesso em: 31/08/2025.
FORTALEZA. Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal de Educação. Documento Curricular Referencial de Fortaleza (DCRFor) – Incluir, Educar e Transformar. Fortaleza, 2024.100p.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação: mitos e desafios. 47°ed. Joinville, SC: Clube de autores, 2024.80p.
INNOCENTE, Maria Ângela Paié Rodella. Participação e avaliações: relações e possibilidades (uma análise sobre a atuação do Conselho de escola no Projeto Pedagógico e a avaliação de sistemas). São Paulo: Scortecci, 2011. 178p.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem [livro eletrônico]: componente do ato pedagógico. 1.ed. São Paulo: Cortez, 2021.483p.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar [livro eletrônico]: estudo e proposições. 1.ed. São Paulo: Cortez, 2013.330p.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 João Felipe Xavier Cordeiro

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.