O POTENCIAL DO LÚDICO NOS DIFERENTES ESTÁGIOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Abadia dos Reis Gondin Passos
  • Alexandra Carvalho de Almeida
  • Ana Lúcia de Oliveira Lemes
  • Ana Maria Andrade de Almeida Parente
  • Ângela Maria Alves Miranda
  • Clélia do Nascimento
  • Josicleia Gomes Nunes Rodrigues
  • Juliany de Souza Costa Siqueira
  • Maria Margarida Bueno de Souza
  • Roseli Soares de Sá
  • Rosimeire Sousa Morais Prestes
  • Tatiane Fernanda da Mota

DOI:

https://doi.org/10.36557/pbpc.v4i2.396

Palavras-chave:

Lúdico. Aprendizagem. Metodologias Ativas.

Resumo

O lúdico no contexto educacional refere-se ao uso de atividades que estimulam o prazer, a criatividade e o engajamento dos alunos, como jogos, brincadeiras, dramatizações e músicas, sendo uma ferramenta pedagógica essencial para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. Considerando as potencialidades do lúdico, o objetivo deste estudo é analisar as possibilidades e os limites do lúdico como ferramenta pedagógica nas diferentes etapas da educação básica, destacando sua importância no desenvolvimento integral dos alunos e investigando os desafios enfrentados pelos educadores na sua implementação. Nesse sentido, a problematização surge da necessidade de compreender como o lúdico pode ser utilizado de maneira eficaz para promover a aprendizagem, respeitando as particularidades de cada aluno e as exigências do sistema educacional tradicional. A metodologia adotada foi bibliográfica, com base nas obras de autores que discutem a relevância do lúdico na educação. A pesquisa também utilizou a análise de conteúdo, a fim de organizar e interpretar as contribuições dos estudos revisados. O levantamento das obras permitiu uma análise aprofundada sobre as práticas pedagógicas relacionadas ao lúdico, suas vantagens e desafios, com foco na implementação de metodologias ativas que integrem o lúdico de forma sistemática e intencional. Os resultados revelam que o lúdico é um fator fundamental para o desenvolvimento das competências cognitivas, emocionais e sociais dos alunos, sendo essencial na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. No entanto, a implementação do lúdico enfrenta obstáculos como a falta de recursos materiais, resistência dos educadores às mudanças pedagógicas e a pressão por resultados imediatos. As considerações finais sugerem que a formação continuada dos professores e a adaptação das práticas pedagógicas são essenciais para que o lúdico seja efetivamente integrado ao currículo escolar, promovendo uma educação mais significativa e envolvente para os alunos.

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Referências

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Publicado

2025-09-03

Como Citar

PASSOS, Abadia dos Reis Gondin et al. O POTENCIAL DO LÚDICO NOS DIFERENTES ESTÁGIOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Periódicos Brasil. Pesquisa Científica, Macapá, Brasil, v. 4, n. 2, p. 353–363, 2025. DOI: 10.36557/pbpc.v4i2.396. Disponível em: https://periodicosbrasil.emnuvens.com.br/revista/article/view/396. Acesso em: 26 set. 2025.