INCLUSÃO OU INTEGRAÇÃO? REPENSANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA UMA EDUCAÇÃO REALMENTE ACESSÍVEL
DOI:
https://doi.org/10.36557/pbpc.v4i2.397Resumo
Na contemporaneidade, os termos integração e inclusão estão se tornando progressivamente mais populares, o que favorece a ampliação da luta pelos direitos dos discentes que enfrentam obstáculos de participação e de aprendizagem. Contudo, de modo geral, existe uma carência de entendimento por parte da população acerca da diferença entre esses conceitos e suas funções primordiais, sendo relevante destacar que tanto seus sentidos quanto suas implementações divergem significativamente. A finalidade do presente estudo é esclarecer a distinção entre integração e inclusão para que indivíduos interessados na temática possam ter acesso à leitura para construir novos conhecimentos e compreenderem o que de fato ocorre na escola de seu familiar/amigo. O método empregado consistiu na investigação bibliográfica de artigos e livros, utilizando como plataformas de busca o Google Acadêmico e o Scielo. Nossos achados apontam que os processos formativos devem concentrar-se nas concepções e nas diferenças que permeiam o processo de integração e inclusão executados nas instituições de ensino.
Palavras-chave: integração; inclusão; educação inclusiva.
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