INCLUSÃO OU INTEGRAÇÃO? REPENSANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA UMA EDUCAÇÃO REALMENTE ACESSÍVEL

Autores

  • Alessandra Cristina Arruda
  • Ana Claudia Gomes
  • Luccas Ramires
  • Elis Marina Monteiro Moisés
  • Maísa Aparecida Rossini de Campos
  • Samanta Cristina de Lima

DOI:

https://doi.org/10.36557/pbpc.v4i2.397

Resumo

Na contemporaneidade, os termos integração e inclusão estão se tornando progressivamente mais populares, o que favorece a ampliação da luta pelos direitos dos discentes que enfrentam obstáculos de participação e de aprendizagem. Contudo, de modo geral, existe uma carência de entendimento por parte da população acerca da diferença entre esses conceitos e suas funções primordiais, sendo relevante destacar que tanto seus sentidos quanto suas implementações divergem significativamente. A finalidade do presente estudo é esclarecer a distinção entre integração e inclusão para que indivíduos interessados na temática possam ter acesso à leitura para construir novos conhecimentos e compreenderem o que de fato ocorre na escola de seu familiar/amigo. O método empregado consistiu na investigação bibliográfica de artigos e livros, utilizando como plataformas de busca o Google Acadêmico e o Scielo. Nossos achados apontam que os processos formativos devem concentrar-se nas concepções e nas diferenças que permeiam o processo de integração e inclusão executados nas instituições de ensino.

Palavras-chave: integração; inclusão; educação inclusiva.

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Referências

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Publicado

2025-09-15

Como Citar

ARRUDA, Alessandra Cristina; GOMES, Ana Claudia; RAMIRES, Luccas; MOISÉS, Elis Marina Monteiro; CAMPOS, Maísa Aparecida Rossini de; LIMA, Samanta Cristina de. INCLUSÃO OU INTEGRAÇÃO? REPENSANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA UMA EDUCAÇÃO REALMENTE ACESSÍVEL. Periódicos Brasil. Pesquisa Científica, Macapá, Brasil, v. 4, n. 2, p. 398–411, 2025. DOI: 10.36557/pbpc.v4i2.397. Disponível em: https://periodicosbrasil.emnuvens.com.br/revista/article/view/397. Acesso em: 26 set. 2025.