GESTAÇÃO E FEOCROMOCITOMA: REVISÃO DE LITERATURA ACERCA DESTA CONDIÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.36557/pbpc.v3i2.63Palavras-chave:
Feocromocitoma, Gravidez, Alfa-adrenérgicoResumo
Este artigo revisa o feocromocitoma na gestação, uma condição rara e potencialmente fatal. O feocromocitoma, um tumor das células cromafins das glândulas adrenais, pode causar hipertensão severa devido à produção excessiva de catecolaminas, complicando ainda mais seu diagnóstico e tratamento durante a gravidez. O objetivo desta revisão é proporcionar revisão sobre a patogênese, manifestações clínicas e tratamentos associados ao feocromocitoma na gestação. A metodologia incluiu a análise de literatura médica atualizada, com foco em estudos que abordaram a incidência, diagnóstico, tratamento e desfechos de feocromocitoma em gestantes. Os resultados destacam que a hipertensão paradoxalmente supina e a semelhança dos sintomas com a pré-eclâmpsia complicam o diagnóstico. Estudos mostram que o diagnóstico precoce, baseado em dosagem de metanefrinas fracionadas e ressonância magnética, é crucial para a redução da mortalidade fetal, que diminuiu significativamente ao longo das últimas décadas. O manejo clínico inclui o bloqueio alfa-adrenérgico e, quando necessário, o bloqueio beta-adrenérgico. A intervenção cirúrgica, especialmente em estágios precoces da gestação, é controversa, mas pode ser necessária em casos selecionados. O parto por cesariana é preferido para minimizar riscos maternos e fetais. A conclusão reafirma a importância da abordagem precoce e do manejo clínico adequado, sendo personalizado para cada paciente, visando a melhoria dos desfechos maternos e fetais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 RODRIGO JOSE BUMUSSA FREIRE, Guilherme William Rabelo Ansolin, Ândrey Gabriel Nunes de Souza, Lucas Souza de Almeida, Marina Diniz Dias, MILLA PROTO DE MATTOS SABINO, Alice Marques Alvim de Oliveira, Mauro Junior Melo Moura, Bruna Cecchin, Arthur Japiassu Cavalcanti Mariano da Rocha, Ana Mozer Vieira de Jesus, Thiago Resende, TARIANA LUCENA DOS SANTOS, ELEN CARLA DE MELO, Mayra Dantas Moreira, Débora Morgana Bezerra da Costa, Maria Queiroga Pinto, Isabel Danielly Cavalcanti Pinto Benjamin, Ana Beatriz de Lima Figueira, José Thayrone Moura Teles, Tiago Wanderley Queiroga Lira, Isabelle Laís Oliveira dos Santos Lira, Laura Coelho Pires Rocha, Marcelo dos Santos Castro, André Luiz Siqueira da Silva, Barbara Louiza Gomes de Macedo, Felipe Hubechara do Rego Reis, Bruna Carolina Martins Rosa, Mariana Pereira de Souza, Julião Jerônimo Leite Junior, Mac Kenzy Alves de Lima, Jordana Wyara Aparecida Barbosa, fernanda ferradeira latorre
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.