AUSENCIA DO RETORNO DAS MULHERES NA ATENÇÃO BASICA PARA RESULTADOS DO EXAME PAPANICOLAU

Authors

  • Milene Souza da Silva
  • Marina Ribeiro Rodrigues
  • Kelly da Silva Cavalcante Ribeiro
  • Merielly Jansen Pereira Reis
  • Iramar de Lima Souza
  • José Augusto Fragoso Sousa
  • Wildilene Leite Carvalho
  • Thaís Natália Araújo Botentuit
  • Marcos Farias Carneiro
  • Layane Ferreira Menezes
  • Jeane Ressurreição da Silva
  • Layane Santos Dias

DOI:

https://doi.org/10.36557/pbpc.v3i2.140

Abstract

A ausência do retorno das mulheres na atenção básica para receber os resultados do exame Papanicolau é um problema significativo que pode comprometer a eficácia do rastreamento do câncer do colo do útero. Essa falta de retorno pode ser atribuída a uma combinação de fatores pessoais, profissionais e relacionados ao serviço de saúde.Do ponto de vista pessoal, muitas mulheres enfrentam dificuldades em conciliar o exame com compromissos de trabalho, falta de transporte, viagens ou até mesmo esquecem de retornar para obter os resultados. Essas questões práticas podem impedir que elas voltem à unidade de saúde para o acompanhamento necessário.No que diz respeito aos profissionais de saúde, a falta de interação efetiva entre eles e as pacientes pode ser um fator crítico. Uma comunicação inadequada pode levar a uma compreensão deficiente sobre a importância do exame e a necessidade de retornar para receber os resultados, o que pode desmotivar as mulheres a buscar o acompanhamento necessário. Além disso, problemas relacionados ao serviço de saúde, como greves, atrasos na liberação dos resultados, falhas na comunicação e dificuldades para reagendar consultas, também desempenham um papel importante. Esses problemas estruturais podem desmotivar as mulheres e dificultar o retorno para o recebimento dos resultados ou para a busca de atendimento adicional. Para enfrentar esses desafios, é essencial implementar ações específicas, como melhorar a orientação às mulheres sobre a importância do exame e a necessidade de retornar para os resultados. Promover uma interação mais efetiva entre profissionais e pacientes e aprimorar a operacionalização dos serviços de saúde também são medidas cruciais. Investir em estratégias de educação e conscientização, além de melhorias na infraestrutura e organização dos serviços, pode ajudar a superar esses obstáculos e aumentar a adesão ao exame Papanicolau, garantindo assim um rastreamento mais eficaz do câncer do colo do útero.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BEGHINI, A. B; SALIMENA, A. M.O; MELO, M. C. S C.; SOUZA, I. E. O. Adesão das acadêmicas de enfermagem à prevenção do câncer ginecológico: da teoria à prática. Texto contexto - enferm. [online]. 2006

BRENNA, Sylvia Michelina Fernandes; HARDY, Ellen; ZEFERINO, Luiz Carlos and NAMURA, Iara. Conhecimento, atitude e prática do exame de Papanicolaou em mulheres com câncer de colo uterino. Cad. Saúde Pública [online]. 2001, vol.17, n.4, pp. 909-914.

CARVALHO B.A, SILVA J.C.M, FALAVIGNA M.F, SILVA M.F, TUPINAMBÁ R.V.F. Exame Papanicolau: percepção de acadêmicas de enfermagem do vale do paraíba. Reevap [Internet]. 2016

CORREA et al., CÂNCER DE COLO UTERINO: CARACTERIZAÇÃO DAS MULHERES EM UM MUNICÍPIO DO SUL DO 30 BRASIL Escola Anna Nery, Vol. 14, Núm. 1, enero-marzo, 2010, pp. 90-96

FERNANDES, José Veríssimo et al. Conhecimentos, atitudes e prática do exame de Papanicolaou por mulheres, Nordeste do Brasil. Rev. Saúde Pública [online]. 2009, vol.43, n.5, pp. 851-858. Epub 18-Set-2009.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas; 2002

GONÇALVES T.F.P, GIMENES G.S.R, PRETO V.A, CERVELATTI E.P. Reflections on nurses' role and actions of public health to prevent cervical cancer. J Nurs UFPE on line [Internet]. 2016 [cited 2018 Jan 20];10(6):2214-2222.

INCA. Instituto nacional do câncer. Estimativas 2010: Incidência de Câncer no Brasil. Brasil, 2009.

Published

2024-08-11

How to Cite

SILVA, Milene Souza da et al. AUSENCIA DO RETORNO DAS MULHERES NA ATENÇÃO BASICA PARA RESULTADOS DO EXAME PAPANICOLAU. Periódicos Brasil. Pesquisa Científica, Macapá, Brasil, v. 3, n. 2, p. 938–948, 2024. DOI: 10.36557/pbpc.v3i2.140. Disponível em: https://periodicosbrasil.emnuvens.com.br/revista/article/view/140. Acesso em: 27 sep. 2025.

Issue

Section

Ciências da Saúde