INOVAÇÕES E INTERDISCIPLINARIDADE NA PSIQUIATRIA: NOVOS HORIZONTES PARA A SAÚDE MENTAL
DOI:
https://doi.org/10.36557/pbpc.v3i2.265Keywords:
Psiquiatria, Interdisciplinar, Saúde Mental.Abstract
O artigo aborda como inovações tecnológicas e a interdisciplinaridade está revolucionando a psiquiatria, ampliando as opções terapêuticas e possibilitando abordagens mais personalizadas para a saúde mental. Com o avanço das técnicas de imagem cerebral, como a ressonância magnética funcional e a tomografia por envio de pósitrons, bem como o desenvolvimento de terapias de neuromodulação, como a estimulação magnética transcraniana, é possível intervir em circuitos específicos, oferecendo alternativas para pacientes resistentes a tratamentos elétrico. Além disso, a inteligência artificial e o aprendizado de máquina contribuíram para diagnósticos mais precisos e previsão de respostas terapêuticas, facilitando a escolha de instruções adequadas para cada paciente. O artigo também discute o potencial de terapias psicodélicas, como a psilocibina e a cetamina, que estão sendo estudadas para o tratamento de transtornos de estresse pós-traumático e depressão. Além disso, a integração entre psiquiatria e disciplinas como psicologia, genética e neurologia permite uma visão mais holística dos transtornos mentais e melhoria do desenvolvimento de abordagens terapêuticas integradas. A análise conclui que essas inovações representam avanços avançados, mas encerram uma reflexão ética e cuidadosa para garantir que os tratamentos sejam seguros, acessíveis e respeitem a autonomia dos pacientes.
Downloads
References
TENÓRIO, Fernando Guilherme. Tecnologia da informação transformando as organizações e o trabalho. Editora FGV, 2015.
COSTA, Pâmela Bueno; NOYAMA, Samon. A sociedade do cansaço: Byung-Chul Han e o diagnóstico da condição do homem no século XXI. Ensino & Pesquisa, v. 15, n. 4, 2017.
HUXLEY, Aldous. Admirável mundo novo (ed. Revista). Globo Livros, 2001.
BOTELHO MARTINS, Luciane; ANDRADE DE ASSUMPÇÃO, Ana Paula Vieira;
GRAÇA ERNST, Aracy. ESCOLA SEM PARTIDO: um funcionamento discursivo entre o dito e não-dito. Linguagem e Ensino, v. 21, 2018.
GATTI, Daniele Pala et al. Home Office: vantagens, desvantagens e desafios para empresas e funcionários. Revista de Administração do UNIFATEA, v. 16, n. 16, 2018.
BRANDÃO, Beatriz; CARVALHO, Jonatas. “AQUI NÃO É UMA COMUNIDADE TERAPÊUTICA”: entre a diversidade e normatividade em tratamentos com usuários abusivos de drogas. Revista Teias, v. 17, n. 45, p. 63-82, 2016.
BONTEMPO, Valéria Lima. Sociedade do cansaço. Sapere Aude, v. 9, n. 17, p. 348- 354, 2018.
LIBOREIRO, Karla Rocha et al. Gestão de equipes de alto desempenho: Abordagens e discussões recentes. Gestão & Regionalidade, v. 34, n. 102, p. 5-22, 2018.
SILVA, Divino José da. Sociedade de desempenho e governo da vida deficiente. Educação e Filosofia, v. 34, n. 70, p. 45-71, 2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Vitor Lins Acioli Barreto, André de Oliveira Paiva, Alícia Eduarda Rios Soares, Guilherme Carvalho de Souza, Tiago Esteves do Rego, Gabriela Barbosa de Sá Rocha, Larissa da Silva Almeida, Alexia Luana Roma dos Santos, Roger Kayan Ferraz, Rafael da Silva Viana Menezes, Aimê Cândida Rocha, Maria Laura Vasconcelos Moreira Lopes de Goes , Tiago Esteves do Rego, Tiago André Souza Melo Verçosa, Renan Araujo de Carvalho

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.