INOVAÇÕES E INTERDISCIPLINARIDADE NA PSIQUIATRIA: NOVOS HORIZONTES PARA A SAÚDE MENTAL

Authors

  • Vitor Lins Acioli Barreto Universidade Federal de Alagoas
  • André de Oliveira Paiva Universidade Federal de Alagoas
  • Alícia Eduarda Rios Soares Universidade Federal de Alagoas
  • Guilherme Carvalho de Souza Universidade Federal de Alagoas
  • Tiago Esteves do Rego Universidade Federal de Alagoas
  • Gabriela Barbosa de Sá Rocha Universidade Federal de Alagoas
  • Larissa da Silva Almeida Universidade Federal de Alagoas
  • Alexia Luana Roma dos Santos Universidade Federal de Alagoas
  • Roger Kayan Ferraz Universidade Federal de Alagoas
  • Rafael da Silva Viana Menezes Universidade Federal de Alagoas
  • Aimê Cândida Rocha Universidade Federal de Alagoas
  • Maria Laura Vasconcelos Moreira Lopes de Goes Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas
  • Tiago Esteves do Rego Universidade Federal de Alagoas
  • Tiago André Souza Melo Verçosa Universidade Federal de Alagoas
  • Renan Araujo de Carvalho Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.36557/pbpc.v3i2.265

Keywords:

Psiquiatria, Interdisciplinar, Saúde Mental.

Abstract

O artigo aborda como inovações tecnológicas e a interdisciplinaridade está revolucionando a psiquiatria, ampliando as opções terapêuticas e possibilitando abordagens mais personalizadas para a saúde mental. Com o avanço das técnicas de imagem cerebral, como a ressonância magnética funcional e a tomografia por envio de pósitrons, bem como o desenvolvimento de terapias de neuromodulação, como a estimulação magnética transcraniana, é possível intervir em circuitos específicos, oferecendo alternativas para pacientes resistentes a tratamentos elétrico. Além disso, a inteligência artificial e o aprendizado de máquina contribuíram para diagnósticos mais precisos e previsão de respostas terapêuticas, facilitando a escolha de instruções adequadas para cada paciente. O artigo também discute o potencial de terapias psicodélicas, como a psilocibina e a cetamina, que estão sendo estudadas para o tratamento de transtornos de estresse pós-traumático e depressão. Além disso, a integração entre psiquiatria e disciplinas como psicologia, genética e neurologia permite uma visão mais holística dos transtornos mentais e melhoria do desenvolvimento de abordagens terapêuticas integradas. A análise conclui que essas inovações representam avanços avançados, mas encerram uma reflexão ética e cuidadosa para garantir que os tratamentos sejam seguros, acessíveis e respeitem a autonomia dos pacientes.

Downloads

Download data is not yet available.

References

TENÓRIO, Fernando Guilherme. Tecnologia da informação transformando as organizações e o trabalho. Editora FGV, 2015.

COSTA, Pâmela Bueno; NOYAMA, Samon. A sociedade do cansaço: Byung-Chul Han e o diagnóstico da condição do homem no século XXI. Ensino & Pesquisa, v. 15, n. 4, 2017.

HUXLEY, Aldous. Admirável mundo novo (ed. Revista). Globo Livros, 2001.

BOTELHO MARTINS, Luciane; ANDRADE DE ASSUMPÇÃO, Ana Paula Vieira;

GRAÇA ERNST, Aracy. ESCOLA SEM PARTIDO: um funcionamento discursivo entre o dito e não-dito. Linguagem e Ensino, v. 21, 2018.

GATTI, Daniele Pala et al. Home Office: vantagens, desvantagens e desafios para empresas e funcionários. Revista de Administração do UNIFATEA, v. 16, n. 16, 2018.

BRANDÃO, Beatriz; CARVALHO, Jonatas. “AQUI NÃO É UMA COMUNIDADE TERAPÊUTICA”: entre a diversidade e normatividade em tratamentos com usuários abusivos de drogas. Revista Teias, v. 17, n. 45, p. 63-82, 2016.

BONTEMPO, Valéria Lima. Sociedade do cansaço. Sapere Aude, v. 9, n. 17, p. 348- 354, 2018.

LIBOREIRO, Karla Rocha et al. Gestão de equipes de alto desempenho: Abordagens e discussões recentes. Gestão & Regionalidade, v. 34, n. 102, p. 5-22, 2018.

SILVA, Divino José da. Sociedade de desempenho e governo da vida deficiente. Educação e Filosofia, v. 34, n. 70, p. 45-71, 2020.

Published

2024-12-26

How to Cite

LINS ACIOLI BARRETO, Vitor et al. INOVAÇÕES E INTERDISCIPLINARIDADE NA PSIQUIATRIA: NOVOS HORIZONTES PARA A SAÚDE MENTAL. Periódicos Brasil. Pesquisa Científica, Macapá, Brasil, v. 3, n. 2, p. 2341–2347, 2024. DOI: 10.36557/pbpc.v3i2.265. Disponível em: https://periodicosbrasil.emnuvens.com.br/revista/article/view/265. Acesso em: 29 apr. 2025.

Issue

Section

Ciências da Saúde