POLÍTICA(S) DA(S) MASCULINIDADE(S) EM JJ BOLA
DOI:
https://doi.org/10.36557/pbpc.v4i1.295Abstract
O presente manuscrito tem como objetivo apresentar as reflexões do escritor, poeta e educador congolês JJ Bola sobre as formas políticas como a masculinidade se apresenta. Metodologicamente o estudo é qualitativo, tendo como base uma resenha do livro: Seja homem: a masculinidade desmascarada. Para esse manuscrito apresenta-se uma leitura interpretativa do Capítulo 4 – Este mundo é dos homens: a política da masculinidade e a masculinidade da política. Considera-se que os escritos e reflexões de JJ Bola sobre as políticas da masculinidade e a masculinidade política são atravessadas por percepções oriundas dos processos da diáspora africana. Assim, pensar as masculinidades na contemporaneidade, é sobretudo, refletir os atravessamentos de classe, raça e orientação sexual e de gênero na produção de subjetividades de homens e mulheres (cis e trans) e seus agenciamentos no mundo social em que se vive.
Downloads
References
ADI, H. Pan-africanismo: uma história. Salvador: EDUFBA, 2022.
BOLA, JJ. Seja homem: a masculinidade desmascarada. Porto Alegre: Dublinense, 2020.
CONNEL, R. Políticas da masculinidade. Educação & Realidade, v. 20, n. 2, 1995.
CONNELL, R.; MESSERSCHMIDT, J. W. Masculinidade hegemônica: repensando o conceito. Revista Estudos Feministas, v. 21, n. 01, p. 241-282, 2013.
FLICK, U. Desenho da pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.
GOMES FILHO, A. S. Os mitos da(s) masculinidade(s) negra(s) em JJ Bola. Revista Interdisciplinar Encontro das Ciências – RIEC, v. 7, n. 1, p. 258-275, 2024.
MEDEIROS, J. B. Redação Científica: a prática de fichamentos, resumos e resenhas. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2000.
REA, C.; PARADIS, C. G.; AMANCIO, I. M. S. (Orgs.). Traduzindo a África Queer. Salvador: Editora Devires, 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Antoniel Gomes Filho

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.