PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE ÓBITO NEONATAL EM ALAGOAS, ENTRE 2019 A 2023
DOI:
https://doi.org/10.36557/pbpc.v4i1.345Abstract
O período neonatal começa no momento do nascimento e termina ao completar 28 dias de vida. A mortalidade neonatal, amplamente reconhecida como um reflexo das condições de vida e saúde da população, tem sido responsável por 60% a 70% dos óbitos infantis nas últimas décadas. Este estudo teve como objetivo descrever o perfil clínico-epidemiológico dos óbitos neonatais em Alagoas entre 2019 e 2023. Utilizou-se uma análise quantitativa a partir de dados secundários. Os resultados mostraram maior concentração de óbitos em 2019 (21,2%) e 2021 (21,3%), com prevalência nas primeiras 24h de vida (35,4%). O sexo masculino representou 53,6% dos casos, e o parto vaginal esteve presente em 51,8% dos óbitos. Maceió (35,7%) e Arapiraca (14,3%) foram as microrregiões com mais casos. Portanto, este estudo aponta para fragilidades na assistência ao parto e pós-parto imediato, especialmente nas regiões mais populosas, reforçando a necessidade de políticas públicas que promovam atenção qualificada, regionalização dos serviços e fortalecimento do cuidado materno-infantil, evidenciando a importância do acompanhamento pré-natal eficaz como medida essencial para a redução da mortalidade neonatal.
Downloads
References
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Atenção à saúde do recém-nascido: guia para os profissionais de saúde. Brasília (DF). 2011.
Kale, Pauline Lorena, and Sandra Costa Fonseca. "Mortalidade neonatal específica por idade e fatores associados na coorte de nascidos vivos em 2021, no estado do Rio de Janeiro, Brasil." Revista Brasileira de Epidemiologia 25 (2022): e220038.
Veloso FCS, Kassar LML, Oliveira MJC, Lima THB de, Bueno NB, Gurgel RQ, Kassar SB. Analysis of neonatal mortality risk factors in Brazil: a systematic review and meta‐analysis of observational studies. J Pediatr. 2019; 95 (5): 519-30.
Prezotto KH, Oliveira RR, Pelloso SM, Fernandes CAM. Tendência da mortalidade neonatal evitável nos Estados do Brasil. Rev. Bras. Saúde Mater. Infant., 2021 (1):301-309.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Rayara Fernanda Duarte Euzébio, Joyce Fernannda Carlos Bernardino, Isadora Murta Barbosa , Gabriel de Carvalho Moreira, Bruno Pereira Sulli Luduvice, Maria Clara de Araújo Andrade, Ana Beatriz Lima Garcia, Dandara Letícia Solano de Araújo, Luciana Leite Costa de Almeida

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.