Análise epidemiológica de neoplasia maligna de pele entre as Regiões do Brasil: estudo ecológico
DOI:
https://doi.org/10.36557/pbpc.v3i2.127Palavras-chave:
Skin cancer; Epidemiology; Malignant neoplasmResumo
O câncer de pele é uma das formas de câncer mais prevalentes no Brasil e tem registrado um aumento significativo em sua incidência global nas últimas décadas. Este estudo tem como objetivo principal analisar a epidemiologia dessa neoplasia maligna da pele com base no gênero, nas regiões do Brasil entre 2019 a 2023. Para isso, foi conduzida uma pesquisa epidemiológica descritiva e transversal, utilizando dados obtidos das bases de informações do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde. Através da análise desses dados, foi possível observar que o câncer de pele é mais frequente entre os homens nessas regiões. Esse padrão de prevalência sugere uma possível associação com os hábitos de vida e comportamentos característicos desse grupo, que podem incluir exposições solares mais intensas ou menos proteção adequada contra a radiação ultravioleta. Este estudo busca fornecer uma visão mais aprofundada sobre as discrepâncias de gênero na ocorrência do câncer de pele e contribuir para estratégias de prevenção e conscientização.
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. DATASUS. Disponível em: http://www.datasus.gov.br. Acesso em: 11 jul. 2015.
CASTILHO, I. G.; et al. Fotoexposição e fatores de risco para câncer da pele: uma avaliação de hábitos e conhecimentos entre estudantes universitários. Anais Brasileiros de Dermatologia, v. 85, n. 2, p. 173-178, 2010.
HORA, C.; et al. Avaliação do conhecimento quanto à prevenção do câncer da pele e sua relação com exposição solar em frequentadores de academia de ginástica, em Recife. Anais Brasileiros de Dermatologia, v. 78, n. 6, p. 693-701, nov./dez. 2003.
LIMA, J. S.; et al. Impacto da fotoproteção no câncer de pele: revisão dos principais estudos. Revista Brasileira de Cirurgia Plástica, v. 37, n. 1, p. 44-50, 2022. https://doi.org/10.5935/2177-1235.2022rbcp.627-pt.
MARTINS, R. G.; et al. Perfil epidemiológico dos pacientes com câncer de pele no Brasil: uma análise de dados nacionais. Revista Brasileira de Cirurgia Plástica, v. 35, n. 2, p. 152-158, 2020. https://doi.org/10.5935/2177-1235.2020rbcp0056.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Maria Helena Gurgel Pereira Negreiros, Victor Matheus Ferreira Lucena, Ana Beatriz Oliveira Nunes, Leticia Spinelli Santos de Almeida , Larissa Karla Dantas Marques, Guilherme Henrique Gurgel Pereira Batista , Hudson Clinton de Lima Bessa, Laura Beatriz Fernandes de Góis, Letícia Fernandes Rosado, Lavínia Fernandes Rosado, Lucas Gabriel De Oliveira Mendes, Daniel Gomes Carvalho de Melo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.