Desenvolvimento Sexual dos Adolescentes e seus Aspectos Biopsicossociais

Autores

  • Carolina da Mata Oliveira Centro Universitário de Brasília
  • julia oliveira silva Centro Universitário de Brasília
  • larissa Rodrigues de Almeida Rego Oliveira Centro Universitário de Brasília
  • Letícia Saldanha Camargos Aires Centro Universitário de Brasília
  • Maria Carolina Jorge Albernaz Centro Universitário de Brasília
  • Ana Luiza Briere Centro Universitário de Brasília
  • Emanuel Guimarães Cardoso Centro Universitário de Brasília
  • Luiza Novaes Carvalho Centro Universitário de Brasília
  • Rafaella Oliveira Dias Centro Universitário de Brasília
  • Maria Fernanda Araujo Barbosa Lima Centro Universitário de Brasília
  • Laryssa Ramos Pino de Souza Centro Universitário de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.36557/pbpc.v3i2.52

Palavras-chave:

adolesência, desenvolvimento sexual, sexualidade

Resumo

Introdução: A adolescência é um período de vulnerabilidade no qual os jovens estão mais suscetíveis a mudanças biopsicossociais e passam por transformações na identidade pessoal. A sexualidade é construída a partir do convívio social e de aspectos físicos em transição. Assim, o processo de evolução sexual constitui um importante fator da personalidade do adolescente e é essencial a disseminação de informações sobre essa fase e suas respectivas influências. Objetivo: Avaliar os aspectos sociais, culturais, psicológicos e físicos os quais atuam no desenvolvimento sexual dos adolescentes. Metodologia: Foi realizada uma revisão bibliográfica de 13 artigos os quais abordam aspectos psicossociais da adolescência e sexualidade encontrados nas bases de dados  SciELO, PubMed e Google Scholar entre os anos 1998 e 2016. Resultados e discussão: As transformações da adolescência são constantemente influenciadas pela mídia e pelo conhecimento limitado acerca da sexualidade, além de fatores socioeconômicos. Tal fato é predisponente para que haja maior número de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), gravidez não planejada, falta de planejamento familiar, dentre outras questões. Sendo assim, nota-se a importância da informação acerca da sexualidade. Conclusão: Percebe-se então que a adolescência é uma fase de diversas mudanças e é de extrema importância promover ações de educação em saúde, como nas escolas e Unidades de Saúde, a fim de tornar o tema mais acessível, com menos tabus e garantir que haja um desenvolvimento sexual com maior responsabilidade e consciência.

Referências

ALVES, Alyne Brandão. Adolescência e a construção da identidade: análise e discussão da sexualidade e influência da mídia na adolescência. Encontro Regional Norte de História da Mídia, v. 4, 2016.

BESERRA, Eveline P. et al. Adolescência e vulnerabilidade às doenças sexualmente transmissíveis: uma pesquisa documental. J Bras Doenças Sex Transm, v. 20, n. 1, p. 32-5, 2008.

BRÊTAS, José Roberto da Silva et al. Aspectos da sexualidade na adolescência. Ciência & Saúde Coletiva, v. 16, n. 7, p. 3221-3228, 2011.

CHILAND, Colette; DOUEK, Sybil Safdie. La construcción de la identidad de género en la adolescencia. Revista Brasileira de Psicanálise, v. 48, n. 4, p. 175-185, 2014.

COSTA, Maria Conceição O. et al. Sexualidade na adolescência: desenvolvimento, vivência e propostas de intervenção. Jornal de Pediatria, v. 77, n. 2, p. 217-224, 2001.

COSTA, Maria Conceição Oliveira; SOUZA, Ronald Pagnoncelli de. Avaliaçäo e cuidados primários da criança e do adolescente. In: Avaliaçäo e cuidados primários da criança e do adolescente. 1998. p. 290-290.

DA SILVA MEDEIROS, Tatianny; DE OLIVEIRA, Juliete Dutra. Refletindo sobre a sexualidade na adolescência. Revista Includere, v. 1, n. 1, 2015.

DIAS, Ana Cristina; RODRIGUES, Manuel Alves. Adolescentes e sexualidade: Contributo da educação, da família e do grupo de pares adolescentes no desenvolvimento da sexualidade. Revista de Enfermagem Referência, v. 2, n. 10, p. 15-22, 2009.

GOMES, Waldelene de A. et al. Nível de informação sobre adolescência, puberdade e sexualidade entre adolescentes. Jornal de Pediatria, v. 78, n. 4, p. 301-308, 2002.

GONÇALVES, Helen et al. Início da vida sexual entre adolescentes (10 a 14 anos) e comportamentos em saúde. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 18, p. 25-41, 2015.

KERNTOPF, Marta Regina et al. Sexualidade na adolescência: uma revisão crítica da literatura. Adolescência e Saúde, v. 13, n. 2, p. 106-113, 2016.

MACEDO, Senei da Rocha Henrique et al. Adolescência e sexualidade: scripts sexuais a partir das representações sociais. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 66, n. 1, p. 103-109, 2013.

MAROLA, Caroline Andreia Garrido; SANCHES, Carolina Silva Munhoz; CARDOSO, Lucila Moraes. Formação de conceitos em sexualidade na adolescência e suas influências. Psicologia da Educação. Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação. ISSN 2175-3520, n. 33, 2011.

SCHOEN-FERREIRA, Teresa Helena; AZNAR-FARIAS, Maria; SILVARES, Edwiges Ferreira de Mattos. Adolescência através dos séculos. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 26, n. 2, p. 227-234, 2010.

Downloads

Publicado

2024-07-20

Edição

Seção

Ciências da Saúde