AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DO PACIENTE COM OS CUIDADOS EM UNIDADES DE EMERGÊNCIA

Autores

  • Maria Eduarda Bezerra do Nascimento Centro Universitário Fametro
  • Ana Beatriz Oliveira de Melo Graduanda em Enfermagem Centro Universitário Fametro
  • Alyne Maria Lima Freire Fisioterapeuta Faculdade Pitágoras São Luís Maranhão
  • Vitoria dos Santos Silva Enfermeiro Centro Universitário UniFTC Salvador - Bahia
  • Rodrigo de Oliveira Arakaki Graduanda em Medicina UNIMA (Universidade de Maceió)
  • Ana Carolina Maia Araújo Graduanda em Medicina Centro Universitário Cesmac
  • Thaynara Yasmin de Araújo Silva Graduada em Enfermagem Centro Universitário Cesmac Maceió - AL
  • Italo Silva de Almeida Graduando em Medicina FACENE Mossoró – RN
  • Angélica Ruth Andrade Filgueira Graduanda em Medicina FACENE Mossoró-RN
  • Rafael Murad Magalhães Oliveira Médico Universidade Presidente Antônio Carlos de Juiz de Fora (UNIPAC-JF) Juiz de fora - Minas Gerais
  • Vitoria Santana Barbosa Graduanda em Medicina FACENE RN - Mossoró Rio Grande do Norte
  • Íris Maria Barros de Lima Graduanda em Medicina FACENE Mossoró – RN

DOI:

https://doi.org/10.36557/pbpc.v3i2.144

Palavras-chave:

Satisfação do paciente; Serviço Hospitalar de Emergência; Emergência e emergência; Cuidados com o paciente.

Resumo

Introdução: a satisfação do usuário é um dos elementos da avaliação em saúde, sendo um importante indicador da qualidade da assistência. Objetivo: sintetizar a produção científica relacionada à satisfação dos usuários com o atendimento ao paciente em serviços de emergência. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa, com busca nas bases de dados MEDLINE, LILACS, Scopus, CINAHL e Web of Science, nos idiomas português e inglês. A amostra foi composta por 12 itens. Resultados: Estudos revelam que os utentes estão satisfeitos com os cuidados da equipe de saúde prestados nos serviços de urgência. Os atributos simpatia, educação, respeito, medidas de conforto, troca de informações e competência profissional foram muito valorizados pelos usuários. Longa espera por atendimento, incapacidade de compartilhar sentimentos, despersonalização e falta de ajuda para compreender a doença em termos de saúde afetaram negativamente a satisfação. Conclusão: embora os pronto-socorros sejam muito criticados pela superlotação, dificuldades de comunicação e longos tempos de espera pelo atendimento, a assistência prestada pela equipe atende às expectativas dos pacientes, com destaque para o enfermeiro que atua com ações que melhoram a qualidade do atendimento.

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Publicado

2024-08-14

Edição

Seção

Ciências da Saúde