AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DO PACIENTE COM OS CUIDADOS EM UNIDADES DE EMERGÊNCIA

Autores

  • Maria Eduarda Bezerra do Nascimento Centro Universitário Fametro
  • Ana Beatriz Oliveira de Melo Graduanda em Enfermagem Centro Universitário Fametro
  • Alyne Maria Lima Freire Fisioterapeuta Faculdade Pitágoras São Luís Maranhão
  • Vitoria dos Santos Silva Enfermeiro Centro Universitário UniFTC Salvador - Bahia
  • Rodrigo de Oliveira Arakaki Graduanda em Medicina UNIMA (Universidade de Maceió)
  • Ana Carolina Maia Araújo Graduanda em Medicina Centro Universitário Cesmac
  • Thaynara Yasmin de Araújo Silva Graduada em Enfermagem Centro Universitário Cesmac Maceió - AL
  • Italo Silva de Almeida Graduando em Medicina FACENE Mossoró – RN
  • Angélica Ruth Andrade Filgueira Graduanda em Medicina FACENE Mossoró-RN
  • Rafael Murad Magalhães Oliveira Médico Universidade Presidente Antônio Carlos de Juiz de Fora (UNIPAC-JF) Juiz de fora - Minas Gerais
  • Vitoria Santana Barbosa Graduanda em Medicina FACENE RN - Mossoró Rio Grande do Norte
  • Íris Maria Barros de Lima Graduanda em Medicina FACENE Mossoró – RN

DOI:

https://doi.org/10.36557/pbpc.v3i2.144

Palavras-chave:

Satisfação do paciente; Serviço Hospitalar de Emergência; Emergência e emergência; Cuidados com o paciente.

Resumo

Introdução: a satisfação do usuário é um dos elementos da avaliação em saúde, sendo um importante indicador da qualidade da assistência. Objetivo: sintetizar a produção científica relacionada à satisfação dos usuários com o atendimento ao paciente em serviços de emergência. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa, com busca nas bases de dados MEDLINE, LILACS, Scopus, CINAHL e Web of Science, nos idiomas português e inglês. A amostra foi composta por 12 itens. Resultados: Estudos revelam que os utentes estão satisfeitos com os cuidados da equipe de saúde prestados nos serviços de urgência. Os atributos simpatia, educação, respeito, medidas de conforto, troca de informações e competência profissional foram muito valorizados pelos usuários. Longa espera por atendimento, incapacidade de compartilhar sentimentos, despersonalização e falta de ajuda para compreender a doença em termos de saúde afetaram negativamente a satisfação. Conclusão: embora os pronto-socorros sejam muito criticados pela superlotação, dificuldades de comunicação e longos tempos de espera pelo atendimento, a assistência prestada pela equipe atende às expectativas dos pacientes, com destaque para o enfermeiro que atua com ações que melhoram a qualidade do atendimento.

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Referências

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Publicado

2024-08-14

Como Citar

NASCIMENTO, Maria Eduarda Bezerra do et al. AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DO PACIENTE COM OS CUIDADOS EM UNIDADES DE EMERGÊNCIA. Periódicos Brasil. Pesquisa Científica, Macapá, Brasil, v. 3, n. 2, p. 1117–1121, 2024. DOI: 10.36557/pbpc.v3i2.144. Disponível em: https://periodicosbrasil.emnuvens.com.br/revista/article/view/144. Acesso em: 29 abr. 2025.

Edição

Seção

Ciências da Saúde