A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO PRÉ-NATAL POR ENFERMEIROS RELACIONADA AO ALEITAMENTO MATERNO: UMA REVISÃO DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.36557/pbpc.v3i2.173Palavras-chave:
Enfermeiros, Educação Pré-Natal, Aleitamento MaternoResumo
Objetivo: Identificar quais as dificuldades e potencialidades envolvidas na implementação da prática da educação pré-natal por enfermeiros relacionada ao aleitamento materno. Metodologia: trata-se de uma revisão integrativa da literatura com a seguinte pergunta norteadora: “Quais as dificuldades e potencialidades envolvidas na implementação da prática da educação em saúde de gestantes, voltada para o aleitamento materno?”. Levantaram-se artigos nas bases de dados LILACS, BDENF e MEDLINE utilizando os descritores “Enfermeiros”, “Educação Pré-Natal” e “Aleitamento Materno” e o operador booleano AND. Resultados: Foram encontrados 333 artigos após filtragem e excluídos 326, ficando 7 para análise. Das estratégias educativas existentes, os estudos destacam positivamente os grupos de gestantes, a demonstração clínica e a exposição dialogada. No que tange às dificuldades, foram evidenciadas a ausência da postura de educador por parte do profissional, a exclusão do diálogo com o paciente nas orientações, o despreparo científico dos enfermeiros e a falta de crédito dos profissionais nos benefícios da amamentação comparado aos seus inconvenientes. A escassez de estudos foi elencada como limitação do presente trabalho. Conclusão: Há diversos métodos eficazes de implementação da educação em saúde durante o pré-natal, favorecendo o aprendizado, a autonomia da gestante e o sucesso da amamentação, contudo, ainda há fatores que dificultam a adoção de abordagens educativas.
Referências
BARROS, Karina Rodrigues de Sousa et al. PERFIL EPIDEMIOLÓGICO E CONHECIMENTO DE GESTANTES SOBRE ALEITAMENTO MATERNO EM UM MUNICÍPIO DO NORDESTE BRASILEIRO. Arquivos de Ciências da Saúde da Unipar, [S.L.], v. 25, n. 1, p. 11-17, 15 mar. 2021. Universidade Paranaense. http://dx.doi.org/10.25110/arqsaude.v25i1.2021.7558.
BATTAUS, M. R. B.; LIBERALI, R. A promoção do aleitamento materno na estratégia de saúde da família: revisão sistemática. Revista de APS, Campinas, v. 17, n. 1, p. 93-100, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/aps/article/view/15177. Acesso em: 12 Ago. 2024.
BROCA, Priscilla Valladares; FERREIRA, Márcia de Assunção. Equipe de enfermagem e comunicação: contribuições para o cuidado de enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, [S.L.], v. 65, n. 1, p. 97-103, fev. 2012. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672012000100014.
DEVECHI, Catia Piccolo Viero; TAUCHEN, Gionara; TREVISAN, Amarildo Luiz. Teoria e prática nas pesquisas com formação de professores: uma compreensão aberta à interação comunicativa. Educação em Revista, v. 28, n. 04, p. 51-76, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/FzfZsDpcwzrjYyvFdKsz3Qg/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 14 Ago. 2024.
GÓES, Fernanda Garcia Bezerra et al. Maternal intention to breastfeed among pregnant women: cross-sectional study / intenção materna de amamentar entre gestantes. Revista de Pesquisa Cuidado É Fundamental Online, [S.L.], v. 15, p. 1-8, 27 set. 2023. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO. http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v15.12425.
HIGASHI, Giovana Callegaro, et al. PRÁTICAS DE ENFERMEIROS E A INFLUÊNCIA SOCIOCULTURAL NA ADESÃO AO ALEITAMENTO MATERNO. Revista Baiana de Enfermagem, [S. l.], v. 35, 2021. DOI: 10.18471/rbe.v35.38540. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/38540. Acesso em: 15 ago. 2024.
LIRA, Aline Cansanção et al. O enfermeiro como educador na estratégia saúde da família. Brazilian Journal Of Development, [S.L.], v. 9, n. 1, p. 1343-1357, 6 jan. 2023. South Florida Publishing LLC. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv9n1-093.
MACHADO, Priscila Yoshida et al. ORIENTAÇÕES SOBRE AMAMENTAÇÃO PARA GESTANTES DO PRÉ-NATAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE. Arquivos de Ciências da Saúde da Unipar, [S.L.], v. 27, n. 7, p. 3862-3879, 24 jul. 2023. Universidade Paranaense. http://dx.doi.org/10.25110/arqsaude.v27i7.2023-040.
MAIA, Andreza Kathiuze; SILVA, Bruna Yhang da Costa; MOREIRA, Luis Clenio Jário. Eficácia de intervenções educativas com gestantes sobre o grau de conhecimento em aleitamento materno. Revista Brasileira em Promoção da Saúde, [S.L.], v. 32, p. 1-9, 2019. Fundacao Edson Queiroz. http://dx.doi.org/10.5020/18061230.2019.9001.
MARQUES, Bruna Leticia et al. Orientações às gestantes no pré-natal: a importância do cuidado compartilhado na atenção primária em saúde. Escola Anna Nery, [S.L.], v. 25, n. 1, 2021. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2020-0098.
MEEK, Joan Younger et al. The Breastfeeding-Friendly Pediatric Office Practice. Breastfeeding Handbook For Physicians, [S.L.], 15 dez. 2022. American Academy of PediatricsItasca, IL. http://dx.doi.org/10.1542/peds.2017-0647.
MONTEIRO, Amanda Suélen et al. Educação em saúde realizada por enfermeiros para mulheres com neoplasia de mama: revisão integrativa. Revista Eletrônica Acervo Saúde, [S.L.], v. 13, n. 12, p. 1-10, 17 dez. 2021. Revista Eletronica Acervo Saude. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e9450.2021.
MOUTINHO, Cinara Botelho et al. Dificuldades, desafios e superações sobre educação em saúde na visão de enfermeiros de saúde da família. Trabalho, Educação e Saúde, [S.L.], v. 12, n. 2, p. 253-272, ago. 2014. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1981-77462014000200003.
NUNES, G. P. et al. Grupo de gestantes como ferramenta de instrumentalização e potencialização do cuidado. Cidadania em Ação [Internet]. 2017 [cited 2018 May 26]; 1 (1): 1-16. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/10932/. Acesso em: 14 Ago. 2024.
NUNES, Rodrigo Dias et al. Evaluating the effectiveness of an educative workshop for pregnant women using pre and post intervention surveys. Cadernos de Saúde Pública, [S.L.], v. 35, n. 10, p. 1-7, 2019. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/0102-311x00155018.
OLIVEIRA, Flavia Silva, et al. Demonstração clínica no pré-natal para o manejo da prevenção do ingurgitamento mamário: estudo quase-experimental. REME - Rev Min Enferm. 2021 [citado em 15 Agosto 2024]; 25:e-1365 Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/44520/36560 DOI: 10.5935/1415.2762.20210013
PARRY, Kathleen C. et al. Evaluation of Ready, Set, BABY: a prenatal breastfeeding education and counseling approach. Birth, [S.L.], v. 46, n. 1, p. 113-120, 6 set. 2018. Wiley. http://dx.doi.org/10.1111/birt.12393.
PINTO, Kelly Cristina de Lima Ramos et al. Prevalência do desmame precoce e suas principais causas. Brazilian Journal Of Health Review, [S.L.], v. 3, n. 1, p. 717-728, 2020. Brazilian Journal of Health Review. http://dx.doi.org/10.34119/bjhrv3n1-056.
SARDINHA, Daniele Melo et al. PROMOÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO NA ASSISTÊNCIA PRÉ-NATAL PELO ENFERMEIRO. Revista de Enfermagem Ufpe Online, Recife, v. 13, n. 3, p. 852-857, mar. 2019.
SILVA, Karolyne Magno dos Santos; GOETZ, Everley Rosane; SANTOS, Margarete Veronica Jesse dos. ALEITAMENTO MATERNO: conhecimento das gestantes sobre a importância da amamentação na estratégia de saúde da família. Revista Brasileira de Ciências da Saúde, [S.L.], v. 21, n. 2, p. 111-118, 2017. Portal de Periódicos UFPB. http://dx.doi.org/10.4034/rbcs.2017.21.02.02.
THULER, Andrea Cristina de Morais Chaves; WALL, Marilene Loewen; SOUZA, Marli Aparecida Rocha de. Caracterização das mulheres no ciclo gravídico-puerperal e o incentivo à amamentação precoce [Characterizing women in the pregnancy-puerperal cycle and encouraging early breastfeeding] [Caracterización de las mujeres durante el embarazo y el posparto y el fomento a la lactancia precoz]. Revista Enfermagem Uerj, [S.L.], v. 26, p. 1-6, 25 ago. 2018. Universidade de Estado do Rio de Janeiro. http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2018.16936.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Marília Barros dos Santos, Maria Clara Menezes de França, Amanda Monteiro dos Santos, Ana Paula Cruz Becerra, Érica Laryssa Lemos Souza, Isabelle Francielle Bezerra Barbosa, Sanmyra Lopes Araújo, Maria Benita Alves da Silva Spinelli
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.