A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO PRÉ-NATAL POR ENFERMEIROS RELACIONADA AO ALEITAMENTO MATERNO: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36557/pbpc.v3i2.173

Palavras-chave:

Enfermeiros, Educação Pré-Natal, Aleitamento Materno

Resumo

Objetivo: Identificar quais as dificuldades e potencialidades envolvidas na implementação da prática da educação pré-natal por enfermeiros relacionada ao aleitamento materno. Metodologia: trata-se de uma revisão integrativa da literatura com a seguinte pergunta norteadora: “Quais as dificuldades e potencialidades envolvidas na implementação da prática da educação em saúde de gestantes, voltada para o aleitamento materno?”. Levantaram-se artigos nas bases de dados LILACS, BDENF e MEDLINE utilizando os descritores “Enfermeiros”, “Educação Pré-Natal” e “Aleitamento Materno” e o operador booleano AND. Resultados: Foram encontrados 333 artigos após filtragem e excluídos 326, ficando 7 para análise. Das estratégias educativas existentes, os estudos destacam positivamente os grupos de gestantes, a demonstração clínica e a exposição dialogada. No que tange às dificuldades, foram evidenciadas a ausência da postura de educador por parte do profissional, a exclusão do diálogo com o paciente nas orientações, o despreparo científico dos enfermeiros e a falta de crédito dos profissionais nos benefícios da amamentação comparado aos seus inconvenientes. A escassez de estudos foi elencada como limitação do presente trabalho. Conclusão: Há diversos métodos eficazes de implementação da educação em saúde durante o pré-natal, favorecendo o aprendizado, a autonomia da gestante e o sucesso da amamentação, contudo, ainda há fatores que dificultam a adoção de abordagens educativas.

Referências

BARROS, Karina Rodrigues de Sousa et al. PERFIL EPIDEMIOLÓGICO E CONHECIMENTO DE GESTANTES SOBRE ALEITAMENTO MATERNO EM UM MUNICÍPIO DO NORDESTE BRASILEIRO. Arquivos de Ciências da Saúde da Unipar, [S.L.], v. 25, n. 1, p. 11-17, 15 mar. 2021. Universidade Paranaense. http://dx.doi.org/10.25110/arqsaude.v25i1.2021.7558.

BATTAUS, M. R. B.; LIBERALI, R. A promoção do aleitamento materno na estratégia de saúde da família: revisão sistemática. Revista de APS, Campinas, v. 17, n. 1, p. 93-100, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/aps/article/view/15177. Acesso em: 12 Ago. 2024.

BROCA, Priscilla Valladares; FERREIRA, Márcia de Assunção. Equipe de enfermagem e comunicação: contribuições para o cuidado de enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, [S.L.], v. 65, n. 1, p. 97-103, fev. 2012. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672012000100014.

DEVECHI, Catia Piccolo Viero; TAUCHEN, Gionara; TREVISAN, Amarildo Luiz. Teoria e prática nas pesquisas com formação de professores: uma compreensão aberta à interação comunicativa. Educação em Revista, v. 28, n. 04, p. 51-76, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/FzfZsDpcwzrjYyvFdKsz3Qg/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 14 Ago. 2024.

GÓES, Fernanda Garcia Bezerra et al. Maternal intention to breastfeed among pregnant women: cross-sectional study / intenção materna de amamentar entre gestantes. Revista de Pesquisa Cuidado É Fundamental Online, [S.L.], v. 15, p. 1-8, 27 set. 2023. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO. http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v15.12425.

HIGASHI, Giovana Callegaro, et al. PRÁTICAS DE ENFERMEIROS E A INFLUÊNCIA SOCIOCULTURAL NA ADESÃO AO ALEITAMENTO MATERNO. Revista Baiana de Enfermagem‏, [S. l.], v. 35, 2021. DOI: 10.18471/rbe.v35.38540. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/38540. Acesso em: 15 ago. 2024.

LIRA, Aline Cansanção et al. O enfermeiro como educador na estratégia saúde da família. Brazilian Journal Of Development, [S.L.], v. 9, n. 1, p. 1343-1357, 6 jan. 2023. South Florida Publishing LLC. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv9n1-093.

MACHADO, Priscila Yoshida et al. ORIENTAÇÕES SOBRE AMAMENTAÇÃO PARA GESTANTES DO PRÉ-NATAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE. Arquivos de Ciências da Saúde da Unipar, [S.L.], v. 27, n. 7, p. 3862-3879, 24 jul. 2023. Universidade Paranaense. http://dx.doi.org/10.25110/arqsaude.v27i7.2023-040.

MAIA, Andreza Kathiuze; SILVA, Bruna Yhang da Costa; MOREIRA, Luis Clenio Jário. Eficácia de intervenções educativas com gestantes sobre o grau de conhecimento em aleitamento materno. Revista Brasileira em Promoção da Saúde, [S.L.], v. 32, p. 1-9, 2019. Fundacao Edson Queiroz. http://dx.doi.org/10.5020/18061230.2019.9001.

MARQUES, Bruna Leticia et al. Orientações às gestantes no pré-natal: a importância do cuidado compartilhado na atenção primária em saúde. Escola Anna Nery, [S.L.], v. 25, n. 1, 2021. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2020-0098.

MEEK, Joan Younger et al. The Breastfeeding-Friendly Pediatric Office Practice. Breastfeeding Handbook For Physicians, [S.L.], 15 dez. 2022. American Academy of PediatricsItasca, IL. http://dx.doi.org/10.1542/peds.2017-0647.

MONTEIRO, Amanda Suélen et al. Educação em saúde realizada por enfermeiros para mulheres com neoplasia de mama: revisão integrativa. Revista Eletrônica Acervo Saúde, [S.L.], v. 13, n. 12, p. 1-10, 17 dez. 2021. Revista Eletronica Acervo Saude. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e9450.2021.

MOUTINHO, Cinara Botelho et al. Dificuldades, desafios e superações sobre educação em saúde na visão de enfermeiros de saúde da família. Trabalho, Educação e Saúde, [S.L.], v. 12, n. 2, p. 253-272, ago. 2014. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1981-77462014000200003.

NUNES, G. P. et al. Grupo de gestantes como ferramenta de instrumentalização e potencialização do cuidado. Cidadania em Ação [Internet]. 2017 [cited 2018 May 26]; 1 (1): 1-16. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/10932/. Acesso em: 14 Ago. 2024.

NUNES, Rodrigo Dias et al. Evaluating the effectiveness of an educative workshop for pregnant women using pre and post intervention surveys. Cadernos de Saúde Pública, [S.L.], v. 35, n. 10, p. 1-7, 2019. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/0102-311x00155018.

OLIVEIRA, Flavia Silva, et al. Demonstração clínica no pré-natal para o manejo da prevenção do ingurgitamento mamário: estudo quase-experimental. REME - Rev Min Enferm. 2021 [citado em 15 Agosto 2024]; 25:e-1365 Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/44520/36560 DOI: 10.5935/1415.2762.20210013

PARRY, Kathleen C. et al. Evaluation of Ready, Set, BABY: a prenatal breastfeeding education and counseling approach. Birth, [S.L.], v. 46, n. 1, p. 113-120, 6 set. 2018. Wiley. http://dx.doi.org/10.1111/birt.12393.

PINTO, Kelly Cristina de Lima Ramos et al. Prevalência do desmame precoce e suas principais causas. Brazilian Journal Of Health Review, [S.L.], v. 3, n. 1, p. 717-728, 2020. Brazilian Journal of Health Review. http://dx.doi.org/10.34119/bjhrv3n1-056.

SARDINHA, Daniele Melo et al. PROMOÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO NA ASSISTÊNCIA PRÉ-NATAL PELO ENFERMEIRO. Revista de Enfermagem Ufpe Online, Recife, v. 13, n. 3, p. 852-857, mar. 2019.

SILVA, Karolyne Magno dos Santos; GOETZ, Everley Rosane; SANTOS, Margarete Veronica Jesse dos. ALEITAMENTO MATERNO: conhecimento das gestantes sobre a importância da amamentação na estratégia de saúde da família. Revista Brasileira de Ciências da Saúde, [S.L.], v. 21, n. 2, p. 111-118, 2017. Portal de Periódicos UFPB. http://dx.doi.org/10.4034/rbcs.2017.21.02.02.

THULER, Andrea Cristina de Morais Chaves; WALL, Marilene Loewen; SOUZA, Marli Aparecida Rocha de. Caracterização das mulheres no ciclo gravídico-puerperal e o incentivo à amamentação precoce [Characterizing women in the pregnancy-puerperal cycle and encouraging early breastfeeding] [Caracterización de las mujeres durante el embarazo y el posparto y el fomento a la lactancia precoz]. Revista Enfermagem Uerj, [S.L.], v. 26, p. 1-6, 25 ago. 2018. Universidade de Estado do Rio de Janeiro. http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2018.16936.

Downloads

Publicado

2024-08-21

Edição

Seção

Ciências da Saúde